Arquitetura
Restaurante ROKUSHO / Inrestudio | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
188 m²
Ano:
2024

Descrição enviada pela equipe de projeto. ROKUSHO é um izakaya localizado no coração da cidade de Ho Chi Minh, Vietnã. Situado no térreo de um edifício de escritórios, o espaço existente mede 22,5 metros de largura por 7,3 metros de profundidade, sem características distintas. Para transformar este espaço anônimo, foram introduzidos vários elementos de concreto moldados no local, na altura da cintura. Eles formam o núcleo da composição espacial, transformando o que antes era plano em um ambiente único. Mesmo que a função do espaço mude e ele passe por outras renovações, esses volumes de concreto permanecerão como parte de sua história, potencialmente servindo como ponto de partida para futuros projetos.


Voltada para a rua, a vitrine apresenta uma longa parede marcada por um parapeito de concreto que se estende por toda a largura da fachada, delineando suavemente o limite entre o interior e o exterior. Parte dessa parede se integra perfeitamente a um banco que, quando combinado com mesas, serve como assentos para os clientes do lado de fora. Outras seções da parede se estendem para o interior, fazendo a transição para o balcão de recepção e o balcão do bar.






Ao passar pelas aberturas na parede e entrar, os visitantes encontram outra grande massa de concreto que se estende por toda a largura da parede posterior. Ao contrário da parede externa lisa, esta estrutura combina acabamentos geométricos moldados com texturas ásperas esculpidas à mão, evocando a aparência de um antigo templo esculpido na rocha. Os três balcões, parecendo enormes esculturas esculpidas em pedra natural, se destacam como elementos definidores do interior.





Suspensos acima desses balcões, estão três telhados flutuantes. Eles afirmam sua presença durante o dia, mas à noite, desaparecem na escuridão, permitindo que a luz molde a atmosfera. Uma luz suave emana das superfícies amplas, iluminando gentilmente os balcões e a cozinha abaixo, enquanto cria uma atmosfera calma e relaxante. Essa combinação de telhados flutuantes e iluminação suave evoca a sensação de vielas tradicionais e barracas de rua, oferecendo uma sensação de nostalgia para os visitantes. Assim, os balcões não apenas funcionam como pontos focais espaciais, mas também equilibram um design distinto com uma atmosfera acolhedora e convidativa.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


