Conecte-se conosco

Arquitetura

Salone del Mobile 2025: 3 tendências que bombaram em Milão (e em breve chegarão à sua casa)

Publicado

sobre




Os anos 70, tranças e curvas assimétricas estão de volta em peças que automaticamente se tornarão seus maiores objetos de desejo O evento mais esperado do ano pelos amantes de design de interiores está de volta: o Salone del Mobile em Milão. Este ano, nossas caminhadas pelas centenas de estandes nos permitiram captar algumas tendências que em breve se tornarão onipresentes e outras que, como previmos, continuarão a crescer até se tornarem gigantescas. Nós te contamos!
De volta aos anos 70
Sim, você sabia. Nós sabíamos disso. Mas agora, o Salone del Mobile confirmou: “A Marset está relançando um lindo abajur dos anos 1970; a Edra está fazendo o mesmo com seus modelos icônicos, com novos tecidos; e a Roche Bobois está relançando o sofá Lounge, precursor do Mah Jong, recuperando o estilo dos anos 1970 para sua coleção com Pedro Almodóvar”, anuncia nossa colega Marina P. Asins, de Milão.
Luminária Lauro, da Marset
Divulgação
Vamos por partes: a luminária a que ela se refere é Lauro, projetada por P. Aragay e J. Pérez Mateo em 1973. “Este design funde passado e presente. Sua reedição é fiel ao original: a base e a haste, disponíveis em cromo ou carbono, são feitas de aço, um material de difícil conformação típico da indústria da época. Na década de 1970, dobrar o aço era uma inovação, um grande desafio, e continua sendo até hoje. É por isso que Lauro também é um design contemporâneo, pois destaca as conquistas de meio século atrás. Sua cúpula de metacrilato está disponível em opala translúcida, que projeta uma luz difusa, ou em preto com dupla camada para iluminação direta”, explicam do Salone.
LEIA MAIS
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
750.000 cristais Swarovski decoram o sofá Flap da coleção Diamond
Divulgação
No caso da Edra, “o espírito dos anos 70 está presente nos acabamentos e nos novos tecidos: mais brilho e mais cor chegam aos seus modelos mais emblemáticos, como o Standard ou o BOA”. O brilho ao qual Peñalver alude foi alcançado de uma maneira muito especial: graças aos 750.000 cristais Swarovski usados ​​em peças como o sofá Flap, desenhado por Francesco Binfaré para a coleção Diamond.
A edição limitada do sofá Desire, de Roche Bobois + Pedro Almodóvar
Divulgação
E sim, a obra de Pedro Almodóvar é suficiente para fazer você gritar de emoção. O diretor, conhecido por sua relação explosiva com as cores (sobre a qual ele falou focando no tom favorito de suas primeiras décadas, o vermelho), uniu-se à Roche Bobois para sua nova coleção, Cromática. Nele vemos uma edição especial do sofá Lounge de 1971, relançado com imagens e pôsteres de seus filmes, do qual serão vendidas apenas 50 unidades autografadas.
Alguns dos designs de Rossy de Palma para Roche Bobois
Divulgação
Além disso, outra reedição estará à venda, desta vez em tecido liso, “fiel ao espírito do design original de 1971” e com tecidos inspirados nos pôsteres de seus filmes. A coleção também apresenta muitas outras peças criadas em conjunto pelo diretor e pela marca francesa, e inclui uma coleção irmã, desta vez em preto e branco, do artista multifacetado Rossy de Palma.
Ode à curva assimétrica
Mesa Chapeau, da LAGO
Divulgação
Essa regra das curvas já ficou bem clara nos últimos cinco anos. O que nunca foi visto tão claramente é o amor pela curva irregular e assimétrica. A Tribu, por exemplo, produziu dois sofás para área externa com esse formato sinuoso e peculiar, enquanto a LAGO expressa sua busca por dinamismo na mesa Chapeau, fruto da colaboração iniciada em 2024 com Monica Armani.
Mesa de centro da coleção Meridies, da Expormim
Divulgação
A Expormim, por sua vez, adere à tendência com seus móveis para áreas externas de inspiração mediterrânea. “Meridies, nossa nova coleção para áreas externas do veterano designer italiano Roberto Lazzeroni, é um sonho de verão realizado. Inspirada no rattan, material exclusivo da Expormim, mas confeccionada em madeira sapele FSC®, Meridies nos remete à nossa infância, quando, depois de uma manhã na praia, voltávamos para casa, comíamos e procurávamos um lugar com sombra para tirar um cochilo enquanto esperávamos o vento do Levante refrescar a tarde”. Formas que evocam elementos naturais, como pétalas, sementes ou folhas, permitem ao designer explorar a sensação de suavidade e leveza que caracteriza a curva assimétrica.
LEIA MAIS
Tudo trançado
Poltrona da coleção HOS, da GANDIABLASCO
Patrícia Parinejad
Principalmente em móveis para áreas externas, a tendência de “entrelaçar tudo” (de sofás a cadeiras e luminárias) continua forte. Algum exemplo? A coleção HOS da GANDÍABLASCO, projetada em conjunto com o prestigiado arquiteto japonês Kengo Kuma. Esta é “uma edição limitada de móveis que fundem artesanato contemporâneo com um amplo estudo de fibras de PET recicladas, produzidas por artesãos qualificados na Índia usando técnicas desenvolvidas na primeira edição de tapetes de nossa marca artesanal GAN”.
Luminária de tricô, da Vibia
Divulgação
A Vibia, por sua vez, lançou a luminária de chão Knit, projetada por Meike Harde a partir de uma manga de lycra tricotada esticada sobre um ovoide. “Sua textura é magnética, convidando-nos a tocar sua superfície, sentir seu calor e segurá-la. A luz se filtra para fora através do tecido e para baixo através de um difusor translúcido, suavizando sua luminosidade. A costura bicolor, aliada ao efeito mágico dos diferentes níveis de densidade, cria uma intrincada gama de nuances de tons”, explica a empresa.
Sofá Oasis, de Flexform
Divulgação
O sofá Oasis, da Flexform, é outro item que vimos no Salone que apoia o uso da trança. Sua estrutura é feita de tubos metálicos pintados com pó epóxi e uma trança de cordões de polipropileno ou borracha, inteiramente feita à mão. Visualmente, tem o efeito de uma grande cesta contendo almofadas de assento e encosto tão macias que convidam ao relaxamento.
A coleção Nagomi da TRIBU, apresentada no Salone, mostra o reinado das tranças nesta temporada
TRIBU
*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest Espanha
Revistas Newsletter



Fonte: Casa Vogue

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquitetura

Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos

Publicado

sobre


Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.



Fonte: Casa Vogue

Continue Lendo

Arquitetura

Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico

Publicado

sobre


A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.



Fonte: Casa Vogue

Continue Lendo

Arquitetura

Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

Publicado

sobre




A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação



Fonte: Casa Vogue

Continue Lendo

Recentes

Copyright © 2025 Direitos Reservados - Grandes Obras