Arquitetura
Transformação de uma Cisterna em Espaço Multifuncional / Estudio Úbeda Valero + Roque Carlos Valero

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Inmaculada Jesuitas em Alicante foi construída em meados do século XX nas encostas da Serra Grossa. Sua construção exigiu grandes intervenções no terreno, juntamente com um ambicioso sistema hidráulico projetado para fornecer água a todo o complexo. O elemento mais distintivo deste sistema foi a construção de duas cisternas semienterradas na parte superior do local, concebidas para distribuir água por gravidade para o restante da escola. Com a chegada do abastecimento público de água, essas estruturas caíram em desuso por mais de meio século.

Enfrentando a necessidade de fornecer à escola novas instalações, surgiu a oportunidade de reativar essa infraestrutura esquecida, recuperando não apenas o interior das cisternas, mas também seus telhados, que originalmente serviram como apoio para atividades complementares.


O projeto propõe a consolidação e transformação das cisternas em um espaço multifuncional complementado por novos serviços. A intervenção não busca apagar o caráter original da infraestrutura ou dissolver sua condição de vazio semienterrado, mas sim, valorizar esse volume latente por meio de aberturas que tragam luz natural para o interior e da inserção de elementos autônomos capazes de abrigar os novos programas.


As cisternas são entendidas como um grande recipiente neutro cuja escala e materialidade incorporam uma intensa presença espacial. Em contraste com esse poderoso pano de fundo, as intervenções contemporâneas são concebidas como leves, artefatos reversíveis—mais próximos de móveis do que de arquitetura—colocados dentro sem interromper a continuidade do espaço ou competir com a estrutura existente.


Essas inserções definem áreas funcionais sem alterar a morfologia das cisternas, permitindo que o antigo e o novo sejam claramente distinguidos. A vida renovada da cisterna, assim, surge não de uma transformação radical, mas de uma estratégia mínima e deliberada: gestos precisos que ativam o que já estava lá.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


