Arquitetura
Transformação de uma Cisterna em Espaço Multifuncional / Estudio Úbeda Valero + Roque Carlos Valero

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Inmaculada Jesuitas em Alicante foi construída em meados do século XX nas encostas da Serra Grossa. Sua construção exigiu grandes intervenções no terreno, juntamente com um ambicioso sistema hidráulico projetado para fornecer água a todo o complexo. O elemento mais distintivo deste sistema foi a construção de duas cisternas semienterradas na parte superior do local, concebidas para distribuir água por gravidade para o restante da escola. Com a chegada do abastecimento público de água, essas estruturas caíram em desuso por mais de meio século.

Enfrentando a necessidade de fornecer à escola novas instalações, surgiu a oportunidade de reativar essa infraestrutura esquecida, recuperando não apenas o interior das cisternas, mas também seus telhados, que originalmente serviram como apoio para atividades complementares.


O projeto propõe a consolidação e transformação das cisternas em um espaço multifuncional complementado por novos serviços. A intervenção não busca apagar o caráter original da infraestrutura ou dissolver sua condição de vazio semienterrado, mas sim, valorizar esse volume latente por meio de aberturas que tragam luz natural para o interior e da inserção de elementos autônomos capazes de abrigar os novos programas.


As cisternas são entendidas como um grande recipiente neutro cuja escala e materialidade incorporam uma intensa presença espacial. Em contraste com esse poderoso pano de fundo, as intervenções contemporâneas são concebidas como leves, artefatos reversíveis—mais próximos de móveis do que de arquitetura—colocados dentro sem interromper a continuidade do espaço ou competir com a estrutura existente.


Essas inserções definem áreas funcionais sem alterar a morfologia das cisternas, permitindo que o antigo e o novo sejam claramente distinguidos. A vida renovada da cisterna, assim, surge não de uma transformação radical, mas de uma estratégia mínima e deliberada: gestos precisos que ativam o que já estava lá.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


