Arquitetura
Trem de luxo na Itália ganha interiores cinematográficos assinados pelo Dimorestudio

O Dimorestudio se inspirou na beleza do design italiano das décadas de 1960 e 1970 para compor os interiores do trem de luxo La Dolce Vita Orient Express, que começou a operar em abril de 2025 Poucas coisas evocam um romantismo tão absoluto quanto a perspectiva de embarcar – e se hospedar confortavelmente – em um trem de luxo, acompanhando os mais belos cenários italianos pelas janelas. Batizado de La Dolce Vita Orient Express e inaugurado em abril de 2025, este expresso representa uma parceria entre o grupo italiano Arsenale S.p.A. e o francês Accor, oferecendo diversas opções de trajetos do Norte ao Sul da Itália. E o melhor? Ele conta com um projeto de interiores sofisticado, desenvolvido por um dos mais relevantes estúdios de design da atualidade: o Dimorestudio – fundado em 2003 por Emiliano Salci e Britt Moran.
Com a intenção de resgatar a era de ouro do design italiano, a dupla conduziu o projeto inspirados pelas décadas de 1960 e 1970. O quadro referencial levantado pelos dois, inclusive, impressiona: eles contam ter sido influenciados pelos trabalhos dos designers italianos Cini Boeri (1924–2020), Claudio Salocchi (1934–2012) e Mario Marenco (1933–2019), e pela trajetória artística de Giuseppe Capogrossi (1900–1972), Agostino Bonalumi (1935–2013) e Enrico Castellani (1930–2017).
La Dolce Vita Orient Express faz trajetos de 2 a 3 dias pelo Norte e pelo Sul da Itália. Dá para ir de Veneza a Portofino, ou curtir a paisagem da Sicília, entre Palermo e Taormina
Mr.Tripper/ Divulgação
LEIA MAIS
Nas cabines, os estofados dos sofás-cama lembram o mobiliário vibrante dos anos 1960
Mr.Tripper/ Divulgação
“Nossa visão para o La Dolce Vita Orient Express foi criar um projeto que parecesse intrinsecamente atemporal — uma fusão discreta entre o histórico e o contemporâneo, sem perder a autenticidade”, explica Britt Moran. “Cada espaço foi concebido para dar a impressão de que sempre esteve ali, com detalhes sutis e camadas que convidam à descoberta e revelam esta exclusividade”, completa Emiliano Salci.
Detalhe de uma das cabines privativas com vistas para a Toscana
Mr.Tripper/ Divulgação
Dessa maneira, os interiores propõem uma atmosfera cinematográfica – que alude e reverencia o trabalho artesanal italiano. As peças cuidadosamente selecionadas, por exemplo, primam pela qualidade de materiais como a madeira de nogueira, o latão polido e o veludo em tons profundos.
Initial plugin text
Inspirados em uma estética mid-century, os móveis e as luminárias sob medida reforçam o caráter único do projeto. É o que acontece no vagão-restaurante, cujas poltronas arredondadas e os bancos revestidos em couro, em um tom de laranja queimado, contrastam com as superfícies prateadas – cenário digno de filme dos anos 1970.
O vagão-restaurante combina o laranja queimado com as superfícies prateadas
Mr.Tripper/ Divulgação
Essa atmosfera reverbera no vagão-bar, que ganhou um estofado ondulado de veludo, emoldurado por paredes revestidas com uma estampa que remete aos trajes do arlequim, figura folclórica do carnaval de Veneza.
Detalhe do vagão-bar com estofado curvo em veludo
Mr.Tripper/ Divulgação
Para a dupla, cada elemento contribui para o equilíbrio entre a importância histórica e a funcionalidade contemporânea. O que deve encantar – com toda a certeza – os sortudos passageiros a bordo, prontos para viajar confortavelmente acomodados em uma das 31 cabines do expresso. Com ingredientes tão nobres quanto o design e a excelência do Made in Italy, cada segundo desta viagem deve ter mesmo um sabor especial.
Revistas Newsletter
Fonte: Casa Vogue
Arquitetura
Norman Foster assina o ambicioso projeto do Museu Nacional Zayed, nos Emirados Árabes
A textura exterior evoca a topografia da montanha Jebel Hafeet, que se estende pela fronteira entre os Emirados Árabes Unidos e Omã. No interior, mais de 300.000 anos de história se desdobram em seis galerias, onde descobertas extraordinárias do Paleolítico, Neolítico, Idade do Bronze e Idade do Ferro lançam luz sobre a vida e os costumes das primeiras comunidades da região. “Começamos a trabalhar na coleção há 12 anos”, diz Moaza Matar, diretora interina do Departamento de Conservação e Gestão de Coleções do museu. “Do bivalve rudista, um molusco fossilizado com mais de 70 milhões de anos, a um passaporte usado durante a Expo 2020 Dubai, cada peça representa um fragmento da rica e fascinante história do país.”
Arquitetura
Casa 720° / Fernanda Canales

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto tem origem em um pátio central e nas formas pelas quais os mundos interior e exterior podem interagir entre si. Concebida como um relógio solar que registra a passagem do tempo, essa casa autônoma é muitas casas em uma só: durante o dia, emoldura uma montanha e um vulcão, abrindo-se para vistas variadas ao longo do perímetro externo do círculo; à noite, volta-se para o interior, organizando-se em torno de um pátio circular.

Arquitetura
Como aproveitar a energia da era de Peixes em 2026
2026 será um ano em que muitas pessoas sentirão uma maior necessidade de refúgio, silêncio, introspecção e calma. Não é um ciclo que impulsione a ação frenética, mas um que convida a escutar, a perceber e a se deixar envolver por todas as coisas que não podem ser explicadas, aceitar sua presença e como nos afetam. Nosso lar deve se tornar um lugar onde a energia pisciana possa se expressar com harmonia na era de Peixes; assim, evitaremos ciclos de confusão e desconforto, inclusive mau humor.
Peixes não se dá bem com o artificial em excesso. A energia de Peixes busca autenticidade, suavidade e conexão com a natureza. No design de interiores de 2026, para aproveitar essa energia, opte por materiais que transmitam vida: madeiras com veios visíveis, tecidos naturais, cerâmicas imperfeitas, pedras que conservam sua textura. Esses materiais não apenas trazem aconchego visual, como conectam com o exterior de forma natural.
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


