Arquitetura
Vai vender sua casa? Especialistas revelam as cores que podem valorizar o imóvel | Casa Vogue Estate
Preparar uma casa para colocá-la à venda, tornando-a instantaneamente atraente para um comprador em potencial, não é uma tarefa fácil. Isso porque há muitos fatores que podem influenciar ou arruinar o negócio. Além do layout, preço e localização do imóvel, você sabia que as cores também podem desempenhar um papel importante na decisão de compra? Sim, a paleta da casa (incluindo a pintura das paredes, móveis coloridos, tons dos azulejos ou as cores dos armários da cozinha) contribui significativamente para a estética do espaço e pode influenciar possíveis compradores.
Mas nem todas as cores fazem mágica. Alguns tons testados e aprovados são conhecidos por serem universalmente atraentes, enquanto outros podem ser desagradáveis. Se você está no processo de preparar sua casa para venda, estas dicas serão muito úteis.

Psicólogos e designers há muito reconhecem o forte impacto das cores no humor e nas emoções das pessoas. O vermelho, por exemplo, é conhecido por energizar, enquanto o azul ajuda a criar uma sensação de calma. Por outro lado, certas cores podem até aumentar a pressão arterial, impactar o metabolismo e causar fadiga ocular.
Diversas culturas antigas, como a egípcia e a chinesa, praticaram a cromoterapia por séculos, acreditando que determinados tons tinham propriedades curativas.
Hoje, a cor é amplamente utilizada por marcas para provocar reações específicas ou criar uma certa impressão. Pegue como exemplo o branco, que representa frescor e limpeza, o que faz com que muitos produtos de limpeza, incluindo pastas de dente, tenham embalagens brancas. Já o preto simboliza poder e luxo, sendo a cor mais popular para carros de luxo.
No caso do home staging (técnica de decoração para acelerar a venda de um imóvel), a cor é usada para evocar uma resposta emocional positiva nos potenciais compradores, recorrendo a tons que os façam se sentir em casa e confortáveis no ambiente. Algumas cores também transmitem sofisticação e elegância atemporal, exatamente a sensação que os compradores desejam em seus futuros lares.
“Na Featherington Interiors, acreditamos que a cor não é apenas uma questão de estética, ela também diz respeito à psicologia”, diz Leah Chance, da Featherington Interiors. “Ao preparar uma casa para venda, a cor pode causar um profundo impacto emocional nos possíveis compradores, influenciando como eles percebem o espaço, o aconchego e até o valor.”
Cores que evocam positividade

Quando se trata de cores, a pergunta que deve ser feita é: existem cores específicas que impressionam ou confortam os compradores?
“Azuis e verdes suaves são excelentes para quartos, enquanto tons mais saturados funcionam bem em quartos infantis por serem lúdicos e divertidos”, compartilha Terry Mainord, da Terry Mainord Design. “O amarelo pode ser complicado; tons mais claros podem parecer datados, mas tons dourados mais fortes são modernos e trazem aconchego a ambientes com pouca luz natural. Recentemente, usei dois tons de amarelo dourado na preparação de um sobrado; um tom médio na sala de estar e um dourado mais escuro na sala de jantar adjacente.”
A arquitetura também deve ser levada em consideração ao escolher as cores para a casa. “É claro que as tendências atuais e as necessidades do mercado também desempenham um papel significativo”, acrescenta Mainord. “Por exemplo, incorporar cores da moda em uma propriedade antiga pode torná-la mais moderna aos olhos dos possíveis compradores.”
“No verão passado, preparei um sobrado histórico e decidi usar a cor ‘Brat Green’, que estava em alta na época, no andar térreo. Historicamente, esse espaço era usado pelos empregados de uma casa e costuma ser bastante básico e esquecível. Entretanto, famílias modernas o utilizam como sala de estar, então resolvi dar um toque de ‘Brat Summer’ e pintei o espaço de verde brilhante. Mais tarde, descobri que era uma cor historicamente apropriada para o imóvel.”

Os profissionais também sugerem tons neutros suaves que agradam à maioria. “Gosto de cinzas quentes, beges acinzentados e off-whites, pois criam uma sensação de calma e amplitude, ajudando os compradores a imaginarem suas próprias vidas na casa”, diz Chance. Pense em tons frescos, arejados e acolhedores.
“Essas cores sussurram: ‘Ei, sou uma tela em branco. Você poderia ser feliz aqui’”, diz a designer de interiores Nishtha Vashist. “Elas refletem a luz, ampliam os espaços e permitem que os compradores se imaginem no ambiente sem precisar pegar um pincel.”
Além da pintura, a cor também pode ser introduzida por meio dos móveis. “Quando se prepara ambientes brancos, obras de arte, almofadas, móveis e outros acessórios se tornam as principais fontes de cor”, diz Mainord. “Uma obra de arte marcante, um sofá ou cadeiras de veludo escuro, florais e outros detalhes podem trazer o drama e a cor que o espaço precisa.”
As primeiras impressões são cruciais na preparação de imóveis, e há algumas cores que decoradores e designers geralmente evitam.
“Evite tons berrantes como verde neon ou vermelho de caminhão de bombeiro”, diz Vashist. “Cores muito fortes podem roubar a energia do ambiente e distrair os compradores, impedindo-os de prestar atenção à estrutura da casa. Eles vão entrar e pensar: ‘Ah, com certeza teremos que repintar isso’, em vez de: ‘Ahh, eu consigo me imaginar morando aqui.’”
Também é preciso cautela com tons como carvão, azul-marinho intenso e preto absoluto. “Não me entenda mal, essas cores podem ser deslumbrantes se bem utilizadas”, acrescenta Vashist. “Mas na preparação para venda, há o risco de tornar os espaços menores ou mais sombrios do que o desejado.”
Algumas cores funcionam melhor em determinados cômodos. “Por exemplo, azuis frios podem ser serenos em banheiros ou quartos, mas podem parecer frios e pouco acolhedores em salas voltadas para o norte”, compartilha Chance. “Amarelos vibrantes, embora alegres, podem ser exagerados em cozinhas, a menos que sejam suavizados com texturas e materiais naturais. A cor deve apoiar a função do ambiente, ao mesmo tempo em que aumenta seu apelo.”
Escolhendo cores com base no público-alvo

Considerar a região que o imóvel está inserido e o perfil do grupo que se deseja atingir é também uma ótima maneira de adaptar a paleta de cores de uma casa.
“Um apartamento urbano moderno pode se beneficiar de tons mais frios e minimalistas, enquanto uma casa de campo familiar pode ser preparada com cores mais quentes e acolhedoras, que ressoem com compradores que buscam a sensação de lar”, diz Chance. “As tendências locais e as preferências dos compradores devem orientar a estratégia de cores.”
Arquitetura
Esta vila de apenas 400 habitantes já foi o grande paraíso dos artistas espanhóis
Delgado, hoje considerado um dos maiores representantes do expressionismo espanhol, deixaria registrado o nome de todos os que viveram neste refúgio de artistas, com anotações como “Enrique Azcoaga, caminhante solitário e poeta autor de vários poemas sobre o povoado”; ou “Frank Mendoza, escritor surpreendente e inesperado”, para concluir que “Todos pintaram aqui, escreveram, passearam, encontraram-se e espalharam seu entusiasmo. Foi um momento surpreendente, dificilmente repetível, que deixou em nossas almas melancolia e saudade de um tempo tão próximo e já distante.”
Arquitetura
Nova Prefeitura de Scharrachbergheim / AL PEPE architects

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
300 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Briqueterie Lanter, FARO Barcelona, Fils, Hoppe, Modelec, Auson

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova prefeitura de Scharrachbergheim, uma pequena vila da Alsácia, busca horizontalidade e transparência para se integrar ao magnífico entorno arborizado. A malha estrutural externa em madeira afirma o caráter público do edifício e garante uma estética atemporal. O tom escuro e aveludado do piche de pinho que protege a madeira, junto às proporções refinadas dos pilares, dialogam tanto com o enxaimel tradicional da vila quanto com as árvores do sítio. O revestimento em malha expandida de aço corten confere à fachada uma aparência quase têxtil e remete às tonalidades da pedra local (arenito dos Vosges), muito presente no núcleo histórico. O conjunto é contemporâneo e, ao mesmo tempo, enraizado; rigoroso, mas delicado — como se sempre tivesse feito parte do lugar.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cobertura no 80º andar de edifício tem vista para quatro estados nos EUA; fotos
Situada no 80º andar do edifício Mandarin Oriental, em Nova York, a cobertura do imóvel luxo chama a atenção pelas vistas do horizonte. Localizado em um ponto estratégico, o imóvel proporciona que sejam observados quatro estados norte-americano: Manhattan, Connecticut, Nova Jersey e Pensilvânia.
Ocupando um andar inteiro com amplos espaços de convivência e entretenimento, o apartamento tem cinco quartos e oito banheiros. Com 743 m² no total, o imóvel conta com uma sala de estar de 140 m². Janelas do chão ao teto circundam o espaço em formato de losango.
O apartamento conta um escritório e uma sala de jantar, ambos com vista para todo o Central Park, e a cozinha de 14 metros de comprimento, configurada em torno de uma ilha. Sala de café da manhã, lavanderia, copa com duas adegas climatizadas e sala de lareira estão entre os ambientes.

A suíte principal ocupa toda a lateral sul do apartamento e conta com um quarto de 8,8 metros de comprimento, dois closets e banheiros, copa e sala de segurança.

Os outros quatro quartos — para familiares e hóspedes — ficam na ala oeste do imóvel, cada um com banheiro privativo. Uma sala multimídia — para assistir a filmes e TV — também pode ser convertida em um quarto.

Os moradores dispõem de regalias dignas de hotel, como serviço de quarto, tratamentos de spa, estacionamento com manobrista e uma piscina coberta de 23 metros.









-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


