Liderança de equipe é uma tarefa árdua, pois se trata de conduzir e orientar um grupo de pessoas para alcançarem seus objetivos. Um líder de sucesso é aquele que conhece seus colaboradores, confia em suas capacidades e sabe delegar e dar os feedbacks necessários para a evolução, aperfeiçoamento e crescimento da equipe.
O papel, que deve ser exercido com excelência, influencia na maneira de pensar e agir das pessoas que estão ao seu redor e, por isso, exige comprometimento e responsabilidade.
O que é liderança?
Quando falamos em cargos e hierarquias, é comum usarmos os termos “líder” e “chefe” como sinônimos. Contudo, há um abismo enorme entre um conceito e outro, e isso tem refletido muito no mercado de trabalho, independentemente da área de atuação, e está relacionado ao poder.
A palavra “chefe” – cada vez menos utilizada – define alguém que tende a agir autocraticamente, sem consultar ou dar importância ao todo, impondo demandas preestabelecidas a seus subordinados.
O líder, em contrapartida, procura sempre estar aberto ao diálogo, dando efetiva importância às opiniões, ideias e sugestões de execuções.
Importância do líder
O papel do líder é de extrema importância nos processos de qualquer organização.
Empresas que possuem ou desenvolvem lideranças tendem a alcançar o sucesso com mais facilidade, já que são responsáveis por passar a cultura da empresa, engajar a equipe e dar um direcionamento coerente para seus colaboradores.
Assim como o conhecimento humano, que se expande todos os dias e em todas as tarefas executadas, a definição do conceito sobre o que é liderança também se atualiza com o passar do tempo.
Atualmente, um bom líder é um agente de mudanças, ou seja, alguém capaz de impactar sua própria realidade e também a dos outros apenas por meio do protagonismo e influência. Um bom líder não se limita ao seu estilo
Bons líderes têm o hábito de carregar seus valores e princípios pessoais também na atuação profissional, além de suas habilidades inatas e suas crenças. Obviamente, tudo isso alinhado com o propósito da empresa contratante.
Um profissional qualificado deve desenvolver algumas skills, além de ter características que podem ser naturais da pessoa ou serem aprendidas com estudo e prática.
Como a liderança influencia no dia a dia?
A postura do líder é capaz de transformar ambientes de trabalho. A sua influência na produtividade é uma das ferramentas mais simples e eficazes para obter resultados satisfatórios.
Ao estabelecer uma conexão de confiança, o líder torna-se capaz de produzir uma identificação. Um exemplo a ser seguido, inspirando liderados e sendo capaz de inseri-los na cultura da empresa, disseminar estratégias de negócios e engajar os colaboradores em busca de resultados. Tudo isso de forma natural e colaborativa.
Qual a importância de incentivar a liderança?
O trabalho em equipe é de fundamental importância para qualquer organização. Por isso, deve ser conduzido de forma correta. Você já entendeu que o líder é reflexo da organização, certo?
Assim, a partir do momento em que esse profissional abre espaço para que todos adquiram conhecimento sobre os objetivos da empresa, entende-se que o ambiente de trabalho torna-se mais saudável.
Pensando em todos esses fatores, fica claro quão importante é investir no desenvolvimento de líderes. Aqui vale para os profissionais que já atuam como líderes e também dos que já têm as skills necessárias para se tornar um. É preciso dar margem para crescimento desses profissionais.
Além disso, em uma equipe é sempre possível encontrar pessoas motivadas e motivadoras. Elas costumam enxergar possibilidades em vez de problemas e criam um ambiente harmônico ao seu redor. Aposte nelas.
5 Tipos de liderança
Ter o domínio sobre o seu modelo de liderança proporciona um maior controle da situação, principalmente aquelas inesperadas. Confira os 5 tipos mais comuns de liderança:
Liderança democrática – Foco no desenvolvimento do grupo
É caracterizada pelo modo no qual o gestor envolve colaboradores em todos os planos, discussões e procedimentos possíveis. Aqui, as responsabilidades são distribuídas igualmente entre os membros da equipe, que participam juntos da tomada de decisões.
Para muitos, esse tipo é visto como o melhor modelo de gestão de ambientes corporativos.
Liderança liberal – Sem intervenções
Também conhecida como Laissez-faire, consiste em delegar tarefas à equipe com pouca ou nenhuma supervisão, apenas fornecendo ideias, recursos e ferramentas necessários.
Geralmente adotado em equipes com alto nível de experiência, treinamento e inteligência emocional.
Esse líder dá autonomia para os colaboradores para desenvolverem trabalhos inovadores e criativos com mais motivação devido à confiança e independência depositados.
Liderança transacional – Baseada na troca
Como o próprio nome já diz, é uma transação: ele dá instruções à equipe e, conforme o que for entregue de volta, cada membro é recompensado ou penalizado.
O modelo de trabalho com ele é um dos mais simples. A liderança vai informar a tarefa, esclarece o que é esperado e as expectativas de resultado.
Aqui, há uma limitação de inovações, pois o ambiente acaba se tornando um pouco mais rígido e aumentando a pressão dos colaboradores. Em contrapartida, as tarefas são executadas com menos dúvidas e confusões pela clareza do objetivo. Normalmente, é repassado um feedback sobre o desempenho.
Liderança transformacional – Com base em mudanças
Os líderes transformacionais são conhecidos por motivar os membros a fazer mais do que é determinado e até mesmo ir além do que julgam possível.
O líder capacita e inspira sua equipe a inovar, buscando sempre por melhoria e transformação.
Ao ser liderado por um profissional deste perfil, o modelo de trabalho envolverá expectativas mais altas e desafiadoras. Eles estarão relacionados com iniciativas de mudanças dentro das organizações e grupos.
Liderança carismática – Baseado na admiração
Uma das mais difíceis de se encontrar e desenvolver. O líder carismático é um dos mais poderosos.
A liderança carismática é aquela que inspira, transmite confiança e leva os outros à ação. Por meio da comunicação, o líder com carisma consegue persuadir seus pares e subordinados, costumando constituir times eficientes e duradouros.
Conclusão
O papel de líder é desempenhado exigindo excelente comunicação organizacional, sendo uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida.
E você, conseguiu identificar seu estilo de liderar ou já sabe qual mais tem a ver com seus valores e habilidades?
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