Conhecido por ser uma planta que atrai energias positivas, o bambu-da-sorte (Dracaena sanderiana) é uma espécie de fácil cultivo. “Dificilmente dará problema. É uma espécie que aguenta ambientes de sombra e tolera o ar-condicionado. Embora seja muito difícil matar o bambu-da-sorte, por ser bastante resistente, deixá-lo no sol por muitas horas pode ser fatal”, explica a arquiteta e paisagista Maira Duarte, do escritório Horto Girassol. Confira abaixo, uma lista de erros que você deve evitar no cultivo do bambu-da-sorte!
O bambu-da-sorte gosta bastante de luz indireta, mas não coloque sua planta em exposição direta aos raios solares para não danificar as folhas. Sol plenos, jamais. O ideal é posicioná-la próxima a uma janela com luz solar filtrada. Certifique-se também de girar a planta periodicamente para promover um crescimento uniforme.
Fazer um esquema de rega adequado é fundamental para o bom desenvolvimento do bambu-da-sorte. O ideal é regar de duas a três vezes por semana, permitindo que o solo se mantenha levemente úmido entre as regas.
Evite expor o seu bambu-da-sorte a temperaturas muito quentes ou muito frias. Essa espécie prefere temperaturas entre 18°C e 32°C. Também evite exposição a correntes de ar frio ou mudanças bruscas de temperatura. Quanto à umidade, a planta se adapta bem a níveis médios, mas se beneficia de um ambiente ligeiramente mais úmido. Então, borrife as folhas ocasionalmente ou coloque o recipiente em uma bandeja com pedras e água para aumentar a umidade.
4. Falta ou excesso de adubos
Mesmo que o bambu-da-sorte possa crescer apenas em água, a adubação pode trazer benefícios. Use um adubo líquido balanceado para plantas de interior, seguindo as instruções do fabricante. Aplique o adubo na água a cada dois meses durante a primavera e o verão. Evite o excesso de adubação, pois isso pode causar acúmulo de sais prejudiciais.
Para manter uma aparência saudável do bambu-da-sorte, é indicado fazer podas regulares. Faça assim: remova folhas amareladas ou marrons usando tesouras limpas e afiadas. Se a planta estiver desequilibrada, você pode cortar o topo para estimular um crescimento mais compacto. Preste atenção às raízes e remova quaisquer detritos da água para garantir a limpeza adequada.
Para evitar o aparecimento de algas no seu bambu-da-sorte cultivado em água, troque o líquido regularmente. Limpe o recipiente e forneça água fresca à planta sempre.
7. Não usar água filtrada
Se você não usar água filtrada para cultivar o seu bambu-da-sorte, ele pode ficar com pontas marrons, causadas por cloro ou flúor, presentes na água da torneira. Use água filtrada ou deixe a água da torneira descansar por 24 horas antes de regar.