- Área:
717 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Azuliber , Equipe, FARO Barcelona, Kave Home, Levantina, MH parquets, Technal
Descrição enviada pela equipe de projeto. O prédio original, localizado em uma área em transformação dentro do Distrito 22@ de Barcelona, estava em estado de desespero devido à manutenção insuficiente. No entanto, ele apresentava uma série de elementos que ofereciam vislumbres do grande potencial do edifício. O prédio foi dividido em seis casas, todas as quais, em sua maior parte, conservavam seu layout original, exceto por algumas modificações menores. No entanto, os elementos arquitetônicos mais intrigantes estavam enterrados sob uma série de reformas de qualidade básica.
Os objetivos do projeto eram triplos: melhorar a transição entre as casas e a rua, criando uma série de áreas comuns; reconectar as casas do primeiro andar com os pátios traseiros, removendo os filtros evidentes que haviam sido adicionados; e, por último, recuperar as vistas exteriores restaurando as portas e janelas originais.
A estratégia para melhorar o térreo envolveu ajustar a área do restaurante e modular seu layout interior. Isso possibilitou a criação de um foyer que leva à escadaria e ao novo elevador, bem como uma área que isola o interior do exterior. Este foyer, maior do que o anterior, que praticamente não existia, apresenta um banco central e uma grade decorativa, que proporciona uma vista clara da rua, gerando um ambiente muito mais acolhedor do que a maioria dos foyers presentes nos antigos edifícios do distrito.
Entre as seis casas, existem duas tipologias, que são duplicadas ao redor das escadas e do elevador. Ambos os tipos compartilham um núcleo central de serviço, que inclui a cozinha e as áreas molhadas. Dependendo do andar em que estão localizadas, as casas são orientadas para oferecer as melhores vistas da sala de estar. As casas do primeiro andar enfrentam os pátios internos e apresentam uma grande sala de estar e cozinha aberta. O quarto perto da entrada pode ser dividido em dois quartos no futuro, se assim for exigido pelos ocupantes. O layout das casas nos andares superiores é diferente, com a sala de estar voltada para a rua. As dimensões da área traseira também foram ajustadas para fornecer espaço para dois quartos e dois banheiros completos na área central.
Em ambos os tipos de casas, a estrutura pode ser modificada de acordo com as necessidades em mudança dos ocupantes. Nossa ideia era colocar todas as áreas molhadas dentro de um núcleo central compacto, tornando a configuração dos quartos mais flexível sem reduzir a funcionalidade geral da casa.
Como parte da composição final, os recursos originais do edifício são exibidos ao lado de materiais contemporâneos, que destacam a natureza singular desses componentes. Ao selecionar materiais, foram escolhidos tons terrosos como um fio condutor em todas as áreas, desde o foyer até o telhado, unificando as áreas comuns com as de natureza mais privada.
A remodelação abrangente reorganizou completamente o interior do edifício e restaurou sua fachada, melhorando a transição da rua para a casa com um foyer aberto, incorporando melhor os pátios traseiros e, por último, fornecendo acesso ao terraço no último andar através do elevador. Isso resulta na dissolução das fronteiras entre cada propriedade, proporcionando aos ocupantes um senso de propriedade sobre as áreas comuns e incentivando a interação social.