- Área:
120 m²
Ano:
2023
Fabricantes: Cristina Oria, Formani, Franke, Hue da Philips, Inalco, Jung Iberica, Knoll International, SANTOS, Soldecor, imex
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na cidade asturiana de Avilés, foi-nos encomendada a reabilitação de um apartamento de 120 m2 num edifício residencial de certa dimensão, muito próximo do centro histórico. O apartamento tem uma proporção horizontal que vai da fachada principal à fachada do pátio.
Os quartos da fachada principal, virados a sul, abrem-se para a sala de estar e um grande quarto precedido por um terraço coberto. A cozinha, uma pequena sala de jantar, uma lavandaria e o quarto principal estão orientados para o pátio, com uma entrada de serviço. Estas duas zonas não comunicam diretamente. Entre as duas áreas encontra-se a entrada principal, os sanitários e as casas de banho. Os proprietários propuseram um programa pós-pandemia, no qual pretendiam uma boa área de trabalho no interior da casa, independente, com boa luminosidade e sossego; um quarto com closet e casa de banho privativa e uma cozinha com bastante espaço de arrumação e uma sala de jantar informal, tudo visualmente ligado à sala de estar e à mesa de jogos.
Nesta intervenção, o objetivo é que a união entre os diferentes espaços seja o mais conectada possível, mas sem cair num espaço desproporcionado e monótono, pelo que a utilização de mobiliário curvo actua como regulador dos espaços de uma forma suave e fluida. Como já fizemos noutras ocasiões, todos os móveis são precedidos por uma falsa viga superior que servirá de elemento para a passagem de instalações sem ter de reduzir o espaço a um único espaço.