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Aeronaves que ficaram na inundação do Salgado Filho começam a ser retiradas

Aeronaves que ficaram na inundação do Salgado Filho começam a ser retiradas


Uma das cenas mais chocantes da inundação da área do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, foi a de pequenas aeronaves quase submersas em hangares privados. A água baixou, e as empresas tiveram o sinal verde para começar a remoção dos ativos. A medida vale para uma primeira leva que pode ser retirada neste sábado (8), segundo nota da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O aeroporto completou cinco semanas fechado por prazo indeterminado devido aos impactos da inundação. A concessionária do complexo, Fraport Brasil, trabalha com uma possível reabertura em dezembro, mas tudo vai depender da condição da pista, após testes de solo e pavimentação, e de equipamentos de apoio a pousos e decolagens e à operação geral com passageiros.

A Anac autorizou a retirada de parte dos aviões em “caráter excepcional”, segundo comunicado no site do órgão regulador. “Excepcional” e com uma ressalva bem relevante:

“O translado de aeronaves em caráter excepcional não permite a liberação do aeroporto para voos comerciais com passageiros“. A Anac cita a Portaria nº 14.654, de 20 de maio de 2024, que suspendeu “as operações aéreas regulares no Aeroporto de Porto Alegre por tempo indeterminado“.

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Aeronaves ficaram em áreas com parte de equipamento sob a água na inundação histórica do complexo. Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Para a retirada dos aviões menores devem ser seguidos “procedimentos e ações de segurança por parte dos operadores aéreos e a administração do aeroporto”, orienta ainda a Anac, na nota.

Segundo a agência, podem ser removidos nove dos 47 aviões que foram retidos pelo alagamento. O Salgado Filho foi fechado na noite de 3 de maio, quando as águas já avançavam nas áreas, comprometendo a segurança da operação.  

A remoção está sendo coordenada entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), os responsáveis pelas aeronaves e a Fraport Brasil.

A Anac esclarece que as empresas têm de aderir a um termo de responsabilidade pelos aviões para serem autorizadas à retirada.

“É exigida também uma avaliação de risco por parte de cada operador aéreo, com vistas à obtenção de autorização especial de voo, uma vez que o aeroporto está com as operações suspensas”, acrescenta a agência reguladora. A remoção vai ser em horários pré-definidos pela Fraport e o serviço de tráfego aéreo.



Fonte: Jornal do Comércio

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