- Área:
520 m²
Ano:
2023
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno com 37m de frente, que vai afinando ao longo dos 117m de extensão, junto as grandes restrições de recuo do condomínio não foram os únicos desafios para a implantação do projeto. Uma “Vila Ítalo-caipira…” Assim poderíamos definir o briefing super detalhado dos clientes. Logo na entrada do terreno dois volumes configuram uma praça sem muros ou gradil e a marquise de três metros de balanço faz o “port cochère” marcando a entrada.
Uma das bem-vindas diretrizes dos clientes, pedia para aproveitar o desnível do terreno e fazer o acesso em meio nível. De modo que facilitaria tanto levar as malas para os quartos como as compras para a cozinha. A partir daí fomos desenvolvendo o programa pensando em uma casa em “L” com um grande pátio onde a volumetria sem os beirais pudessem nos lembrar também um galpão rural. A entrada da casa marca o eixo principal de circulação que direciona a vista para os 3 grandes platôs que configuram o extenso jardim. Ao adentrar a casa descemos meio nível para a sala e varandas que abraçam o pátio de tijolado.
O desenho traz sempre referência a ideia da vila italiana, que vinha no briefing, mas ao mesmo tempo sem perder a brasilidade com as varandas e o constante uso e integração das áreas externas da casa. O tijolo, muito presente na região, foi usado para além de compor o pátio, revestir todas as paredes da casa auxiliando no conforto térmico. Nesse âmbito, a fachada da sala toda de vidro seria protegida pela varanda e duas árvores estrategicamente posicionadas. Porém em Itu o sol poente não dá trégua com o calor e tivemos que por ainda um brise regulável para melhor proteção. A luz e temperatura ficaram muito agradáveis nesta solução.
Ainda no térreo, atravessando a sala de estar, temos dois dormitórios de hóspedes, sendo que um deles pode se transformar em uma extensão da sala com grandes portas de correr. A cozinha externa bem equipada é um dos lugares mais habitados pelos clientes que amam cozinhar. Através dela chegamos ao patamar da piscina e em sequência, cruzando pela água no mesmo eixo seguimos para os platôs do jardim. Já no piso superior somos recebidos pelo mezanino que abriga a sala íntima e se abre para o pé direito duplo do estar. Em seguida vem os quartos que aproveitam o sol nascente e a suíte master com o terraço que integra o banheiro com a vista do jardim.