Beleza rural: a busca por convívio familiar e contato com a natureza guia o sítio do casal e outros refúgios campestres destacados na edição É de fato irremediavelmente contraditório o tal ser humano. No processo evolutivo da espécie, começou como as demais criaturas, extraindo do entorno seu alimento. Aprendeu a cultivar vegetais e domesticar animais, estabelecendo seu domínio sobre outras formas de vida. Ao longo de muito tempo, porém, manteve uma relação ainda bastante próxima com a terra, até lentamente colonizá-la, alterá-la e controlá-la por completo, um movimento acelerado vertiginosamente nos últimos dois séculos. E daí, no meio desse turbilhão, resolveu dar por falta do contato com a natureza, incapaz de se perceber parte dela.
Casa Vogue de julho revela o rancho espetacular de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank
André Klotz
A cada edição que a Casa Vogue dedica ao tema das casas de campo e do universo rural, como esta aqui, ficam mais frequentes os relatos de buscas por fuga da rotina atribulada, descanso e equilíbrio. Invariavelmente, essa procura se dá pegando a estrada, rumo ao litoral ou ao interior do país – este, talvez porque mais inexplorado e ocupado do que aquele, faz brilhar os olhos de quem não mede esforços para estar longe de tudo e perto de quem ama.
É o caso de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, donos da capa da revista e de um rancho remotamente instalado nas montanhas da Serra Fluminense – cujo projeto, dotado de inúmeros atributos ambientalmente responsáveis, aliás, Bruno revelou em primeira mão ao público no Casa Vogue Experience de 2017, ao lado de seu arquiteto, Duda Porto. “Eu adoro o silêncio e a calma [do rancho]. Durmo profundamente e curto demais estar com as crianças”, revela Giovanna à repórter Simone Raitzik, confirmando o sítio como a materialização dos desejos da família por instantes de paz no interior do território.
Na varanda, as pilastras foram forradas com granito rústico da Pagliotto Pedras de Cantaria, e o piso, montado com tábuas corridas de cruzetas (madeira proveniente de antigos postes), garimpadas em demolições
André Klotz | Estilo: Lucas Freitas | Produção: Daniela Arend
CONFIRA O TOUR PELO RANCHO DE BRUNO GAGLIASSO E GIOVANNA EWBANK
Antes de se tornar o retiro de citadinos hiperconectados, porém, este mesmo território foi ocupado por culturas agrícolas que, apesar das graves consequências ambientais e sociais que geraram, sustentaram a economia brasileira por séculos. Um dos ciclos mais pujantes foi o do café, que legou aos arredores de São Carlos, SP, a Fazenda Santa Eudóxia. Depois de um período de abandono, a propriedade de meados do séc. 19 vem sendo restaurada por dois irmãos há mais de 30 anos. O modo como combinaram obras de arte e móveis modernos à arquitetura histórica do local é alvo da bela reportagem de Vanessa D’Amaro, Adriana Frattini e Ruy Teixeira.
Há muitas maneiras em que paisagens naturais servem como refúgios multissensoriais, e esta revista está repleta delas. Uma é na forma dos deleites visuais, auditivos e gustativos da Oiá Casa, nova hospedaria concebida por Marina Linhares nos Lençóis Maranhenses, desvendada por Gustavo Frank. Outra é no arrebatamento estético e cultural provocado pela Casa Cavanelas, uma das colaborações mais emblemáticas de Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx, que vai abrir ao público para exibir a herança do maior paisagista nacional, conforme reporta Ana Luiza Cardoso.
À luz da emergência climática, melhor seria se vivêssemos todos em harmonia com a natureza, para que não precisássemos nos refugiar nela de uma opressão que nós mesmos criamos. Enquanto isso não acontece, não faz mal fantasiar com momentos de paz nas páginas a seguir. Boa leitura!
Fonte: casa Vogue
- Arquitetura com painéis SIP: casas pré-fabricadas de construção rápida e alto desempenho
- Construção civil é um dos motores da recuperação da economia brasileira: conheça os números do setor e o que esperar para 2022
- A engenharia revolucionária da bateria compacta Dewalt Powerstack
- LG reforça domínio na tecnologia OLED TV e lança novidades na CASACOR 2022
- Blocos de montar lego para construir coisas reais
- Lula sanciona a regulamentação da reforma tributária; veja os destaques – Economia – CartaCapital
- Brasil deve crescer 2,2% em 2025, aponta Banco Mundial – Economia – CartaCapital
- Fazenda esclarece que não pretende cobrar novos impostos de fundos de investimento – Economia – CartaCapital
- Crédito diversificado – Economia – CartaCapital
- Banco Central anuncia a 1ª intervenção no câmbio em 2025 – Economia – CartaCapital
- EXCLUSIVO: Os planos de investimentos do setor elétrico para encarar os extremos climáticos
- A semana em que o PIB e o poder “invadiram” a Itália
- Cosan lidera a construção do futuro sustentável do Brasil
- Goldman Sachs vê tese “segura” na Intelbras
- Após tragédia climática, RS ainda tem 15 usinas de energia “apagadas” (e um prejuízo bilionário)
- Janja, Xuxa, Luiza Trajano e Daiane ganham condecoração de Lula por “mérito na saúde”
- Ministros de Lula pedem à UE que não implemente lei antidesmatamento no final de 2024
- Sociedade também precisa assumir responsabilidade, diz Marina sobre queimadas
- Comissão de Ética abre investigação sobre deputado do PSOL
- no Recife, João Campos cai 4 pontos, tem 76% e seria reeleito no 1º turno