Grandes Obras

Como enraizar qualquer galho? Aprenda passo a passo

Como enraizar qualquer galho? Aprenda passo a passo




Técnica fácil pode ser utilizada na maioria das espécies, mas requer planejamento É possível criar novas plantas por meio de técnica de enraizamento de galhos
Dmitrii Marchenko / Getty Images
Uma das formas mais comuns para enraizar qualquer galho de planta é por meio da estaquia. A técnica pode ser replicada na maior parte das espécies, como explica Gina Fiuza, paisagista e coordenadora de cursos da Associação dos Amigos do Jardim Botânico. “É muito fácil, não tem dificuldade”, disse.
LEIA MAIS
Passo a passo para enraizar galhos de plantas
Gina recomenda cortar um galho de aspecto mais lenhoso da planta, em diagonal, o que facilita o enraizamento. Nessa etapa, é importante também tirar folhas e flores.
“Sempre use uma tesoura. Essa é a regra de ouro da jardinagem”, pontua. “Quando você quebra [sem tesoura], você rompe toda a planta, há possibilidade de não enraizar direito, e a chance de absorver fungos e bactérias é maior. Tanto em podas e estaquias, sempre corte bem afiado”.
Coloque o galho cortado em um copo com mistura de água e um produto enraizador, que pode ser facilmente encontrado em hortos. Deixe na solução por pelo menos dez dias.
Initial plugin text
Produtos enraizadores podem ser facilmente encontrados em lojas de jardinagem e são importantes no processo
Carlina Teteris / Getty Images
Ela cita que algumas espécies desenvolvem bem raízes sem produtos específicos, como a árvore-da-felicidade e a pleomele.
“Após criar as primeiras raízes, eu passo para um novo pote, não planto a raiz diretamente”, prossegue. Nesse recipiente, ela adiciona uma parte de terra para duas de areia. Assim, o solo ficará bem drenado, o que ajudará no desenvolvimento das raízes.
Aguarde a raiz atingir um bom tamanho antes de passá-la para o vaso com terra
Apostophy / Getty Images
Ela também indica expor o pote à claridade, mas sem sol direto, além de manter a umidade do solo. Por fim, quando as raízes crescerem mais, você poderá passá-la para um vaso maior.
Gina indica, inclusive, o uso de um escorredor de macarrão, para acompanhar melhor o crescimento das raízes. Por meio dos buracos, é possível checar se a raiz está se desenvolvendo corretamente. Depois, é só transferi-la, com a terra, para o vaso.



Fonte: casa Vogue

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *