Ao todo, mais de 460 mil candidatos concorrerão aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições de 2024, cujo primeiro turno acontecerá no dia 6 de outubro, e o segundo (nos casos de pleitos majoritários em que houver necessidade), três semanas depois.
A exemplo de anos anteriores, a Justiça Eleitoral autorizou que seja levada a tradicional “colinha” para a cabine de votação. E, para facilitar a vida do eleitor, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou a plataforma DivulgaCandContas, que reúne informações detalhadas sobre todos os candidatos que concorrerão no pleito de outubro próximo.
A seguir, veja como é fácil acessar essa plataforma e consultar o número do seu candidato.
Continua depois da publicidade
LEIA MAIS:
Como consultar o número do candidato: passo a passo
Na primeira tela da plataforma, você encontra a quantidade de candidaturas registradas em todo o Brasil:
Ainda na primeira tela, aparecem as regiões brasileiras. Para conferir o número do candidato, basta clicar na sua região e estado.
No exemplo, selecionamos a Região Sudeste e o estado de São Paulo:
Continua depois da publicidade
Ao clicar em São Paulo, aparece a quantidade de candidaturas e informações sobre os diretórios:
Nessa tela, você vai clicar no ícone “Candidaturas” para selecionar o seu município e o cargo que deseja consultar. No exemplo, consultamos os candidatos à Prefeitura de Águas de São Pedro:
Ao clicar em um candidato, você ainda obtém informações específicas como plano de governo, quem é o seu vice (no caso de candidatos à prefeitura), bens declarados, de quais eleições ele já participou, sites e até mesmo certidões criminais.
Continua depois da publicidade
Na DivulgaCandContas, você também consegue fazer outras consultas eleitorais, como atas de convenções partidárias, contribuições de pessoas físicas e jurídicas, gastos e sobras de campanha, contratação de pessoal, prestações de contas e assim por diante.
Outras formas de consulta
A pesquisa na plataforma DivulgaCandContas é a mais fácil e direta. Mas você também pode obter informações sobre as candidaturas nos sites Estatísticas Eleitorais e Portal de Dados Abertos, ambos do TSE.