A Serpentine escolhe a arquiteta e educadora Marina Tabassum, de Bangladesh, e a sua empresa Marina Tabassum Architects (MTA), para projetar o Pavilhão 2025, intitulado A Capsule in Time. O espaço, criado nos anos 2000 por Zaha Hadid, serviu de palco para os nomes mais significativos e talentos emergentes da arquitetura internacional. Ao longo dos anos, o local tornou-se uma plataforma participativa pública e artística para os programas experimentais, interdisciplinares, comunitários e educacionais da Serpentine.
A MTA é reconhecida por seus projetos social, política e ecologicamente engajados, que ajudam no entendimento da extensão da degradação ambiental em Bangladesh – um país particularmente vulnerável que, como tantos outros, enfrenta os impactos das mudanças climáticas. Com o objetivo de estimular um diálogo entre a natureza permanente e efêmera do projeto, Tabassum trará para o 25º ano do Serpentine South um reflexo do seu trabalho, que busca estabelecer uma linguagem arquitetônica contemporânea e, ao mesmo tempo, em diálogo com o clima, o contexto, a cultura e a história do lugar.
“Ao conceber o nosso projeto, refletimos sobre a natureza transitória desta encomenda, um projeto que nos parece uma cápsula de memória e tempo. […] O Serpentine Pavilion oferece uma plataforma única sob o sol de verão para se unir como pessoas ricas em diversidade”, diz Marina Tabassum.
No projeto, a profissional apresenta o Pavilhão 2025 como uma estrutura alongada norte-sul e com um pátio central alinhado à torre do sino do Serpentine South. Composto por quatro cápsulas de madeira translúcidas, o espaço difunde a luz e cria experiências sensoriais e espirituais. No centro, uma cápsula móvel pode se mover e se conectar a ponto de transformar o ambiente. Inspirado nas tendas Shamiyana do Sul da Ásia, usadas para eventos ao ar livre, o Pavilhão promove a união dos visitantes por meio de conversas, programas ao vivo e reuniões públicas. “Construído em torno de uma árvore madura no centro da estrutura, o design de Tabassum trará o parque para dentro do Pavilhão”, observam Bettina Korek, CEO, e Hans Ulrich Obrist, Diretor Artístico do Pavilhão.
Do dia 6 de junho a 26 de outubro, o Serpentine Pavilion 2025 contará com programas de eventos e o Park Nights, plataforma interdisciplinar para lives de música, cinema, teatro, dança, literatura, filosofia, moda e tecnologia. Os projetos temporários de cada ano convidam o público a experimentar o espaço ativado. O Pavilhão de Marina Tabassum será revelado com Goldman Sachs, que marca presença há 11 anos consecutivos como apoiador.
© CASACOR – Por Rafaela de Oliveira
LINKS
Galeria