Grandes Obras

Empresa de Colombo é a primeira do Brasil a ser certificada no combate à violência contra mulheres – Jornal da Construção Civil

Empresa de Colombo é a primeira do Brasil a ser certificada no combate à violência contra mulheres – Jornal da Construção Civil


Fevereiro – A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em parceria com o Instituto Nós Por Elas (NPE), entregou nesta segunda-feira a primeira certificação para uma empresa por Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres. O reconhecimento foi para a Versátil Andaimes e Escoramentos – empresa fornecedora de equipamentos para a construção civil. A cerimônia ocorreu na tarde desta segunda-feira (17) na sede da empresa, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

As duas ações de destaque foram a criação de um comitê feminino para abordar possíveis vítimas e tratar de casos suspeitos; e a criação de uma política interna, com Protocolo de Atendimento e Proteção às Mulheres Vítimas de Violência. O documento interno apresenta procedimentos a serem adotados em caso de ocorrência de alguma espécie de violência, no ambiente de trabalho ou na vida familiar.

A cerimônia de entrega da certificação de Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres pela ABNT aconteceu na sede da Versátil, em Colombo, nesta segunda-feira (17). @jcc

Estão listados, por exemplo, sinais e sintomas de natureza física e mental de que as mulheres podem estar sendo vítimas de violência, mas podem estar com medo de denunciar. Entre os indicativos estão contusões nos braços, lábios machucados, marcas vermelhas ou roxas no pescoço, etc. A ideia é que a partir da identificação de um conjunto desses sinais, a mulher possa ser encorajada a buscar ajuda e suporte.

“A certificação não me trará nenhum contrato a mais, mas é reflexo do que acredito: fazemos negócios com olhar para as dificuldades ao nosso redor. Foi por isso que criei há 12 anos o Instituto Beija-Flor, para apoiar a comunidade onde estamos inseridos. Este ano vamos qualificar profissionalmente as mulheres para inserção no mercado de trabalho e consequentemente reduzir a dependência financeira, quando for o caso. Cada empresário e empresária, independente do tamanho da empresa, pode fazer um pouco para combatermos essa chaga que é a violência contra as mulheres. É uma demonstração de cuidado com colaboradores e sociedade, isso impacta nos negócios e em seus resultados”, disse a fundadora da Versátil, Neide Sosvianin.

A empresa tem 240 funcionários, sendo 190 homens e 50 mulheres. O espaço de trabalho é um ambiente poderoso de convivência, no qual podem estar, ao mesmo tempo, um agressor e uma vítima. Este é um argumento que mobilizou a Versátil para conseguir a certificação.

Neide Sosvianin falou que a intenção é sensibilizar os colaboradores, homens e mulheres, sobre o tema e inspirar mais empresas a ter iniciativas de combate à violência. O Estado do Paraná teve 20.592 casos de violações de direitos de mulheres em 2024. Destas, 3.103 foram efetivadas como denúncias. As informações são do ‘Painel de Dados’ do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania referentes aos atendimentos do ‘Disque 100’. Em Curitiba, foram 5.054 violações com 957 denúncias e, em Colombo, 579 violações com 112 denúncias.

Versátil criou programas de conscientização para os colaboradores com palestras sobre a prevenção e combate à violência, políticas internas de equidade e inclusão para valorizar as mulheres e evitar discriminação de qualquer forma e estabeleceu parcerias estratégicas com organizações especializadas na defesa dos direitos das mulheres.

Difusão de boas práticas
Mario William Esper, presidente do Conselho Deliberativo da ABNT, destacou que a primeira certificação foi conquistada por uma empresa paranaense, que deve servir de exemplo para outras por todo o país. “Só tenho que me sentir honrado de estar aqui hoje dividindo essa alegria, essa honra de poder entregar o primeiro certificado do Brasil de boas práticas de combate à violência contra a mulher”, disse.

Leandre Dal Ponte, Secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, destacou a importância de ter empresas engajadas na causa. “A conquista dessa certificação mostra que nossas ações têm força para serem implementadas não somente em órgãos de Estado ou instituições públicas, mas também na iniciativa privada. Quanto mais empresas aderirem, mais nos ajudarão a valorizar e proteger as mulheres de qualquer tipo de violência, garantindo um ambiente mais favorável para que tenham cada vez mais protagonismo”, reforçou.

Natalie de Castro Alves, presidente do Instituto Nós Por Elas, disse que a entrega da primeira certificação do país foi um momento de superação de expectativas e exaltou a trajetória da Versátil na construção dessa política empresarial. “A concretização do selo é uma manifestação clara do porquê a Versátil nasceu, lá em 1987 […]. O Brasil é o quinto país que mais mata mulheres só por serem mulheres. Com esse dado assustador, esse diálogo com a comunidade, homens e mulheres, é fundamental para revertermos esse quadro”, disse.

Certificação ABNT
A certificação de Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres foi lançada em julho de 2024 e possui diferentes níveis – bronze, prata, ouro ou platina. Conheça a Certificação em Boas Práticas no Combate à Violência contra as Mulheres aqui: https://abnt.org.br/certificacao/nos-por-elas

Construção Civil
Versátil Andaimes e Escoramentos é líder regional na locação e fabricação de equipamentos para a construção civil para grandes e pequenas obras. A empresa foi fundada há 38 anos pelo casal Sergio e Neide Sosvianin e atende construtoras do Paraná e Santa Catarina. A especialização do negócio são os serviços e equipamentos de engenharia de acesso à altura. A planta industrial em Colombo possui 100 mil m². A Versátil possui uma estrutura completa para fabricação, revisão e logística de equipamentos.


Post Views: 14



Fonte: Jornal da Construção Civil

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *