O polonês Janusz Świtaj entrou no Guinness Book – o livro dos recordes – por ser a pessoa que passou mais tempo vivendo com ventilação mecânica. O homem está há 30 anos e 314 dias respirando através do aparelho – e está decidido a aproveitar a vida.
Depois de um acidente de trânsito que esmagou sua medula quando tinha 17 anos, o polonês perdeu seus movimentos e a capacidade de respirar sozinho. Passou seis anos em uma unidade de tratamento intensivo (UTI) até instalarem um ventilador mecânico em sua casa.
Świtaj ficou conhecido em 2007, quando pediu pela eutanásia após vários anos vivendo em depressão profunda. Com o debate sobre realizar ou não o procedimento, o polonês começou a receber ajuda através de arrecadação de fundos e doações, o fazendo desistir da morte.
Seu nome surgiu na mídia polonesa em 2007, quando pediu o fim do seu tratamento após vários anos vivendo em depressão profunda. Trazendo o debate da eutanásia à tona, Janusz começou a receber ajuda através de arrecadação de fundos e doações, o fazendo desistir da morte.
Neste movimento, ganhou um mouse controlado pela boca, o que o permitiu escrever sua autobiografia, “12 Breaths Per Minute”. Ele a descreve como “um registro da dramática luta pela vida, saúde e dignidade humana”.
Atualmente, Janusz Świtaj viaja pelo mundo com seu cuidador. Eles já conheceram as lugares como Cracóvia e Gdańsk,o Mar Báltico e subiram ao pico de Kasprowy Wierch.
Além disso, o polonês faz pós-graduação em terapia cognitivo comportamental, uma área da psicoterapia.
Compartilhe: