Descrição enviada pela equipe de projeto. Apple Jing’an é uma nova loja e projeto de regeneração urbana localizado no coração do Distrito de Jing’an, em Xangai. Uma nova praça pública circular foi cuidadosamente recriada para melhorar a conectividade entre o histórico Templo e o Parque de Jing’an, que estão localizados em lados opostos da rua Nanjing. O projeto une o tecido urbano da cidade com a importante estação de metrô abaixo para criar um novo espaço público ativo para a cidade de Xangai.
A nova praça permeável conecta diferentes fluxos de pedestres em vários níveis e inclui uma passarela paisagística suavemente inclinada, que integra uma galeria elevada com bancos nos terraços para o público desfrutar das vistas do Templo. A geometria circular da praça encoraja interações sociais e reforça um senso de comunidade para criar um novo espaço de encontro na cidade. A vegetação sazonal foi integrada nos espaços de pavimentação para complementar os tons quentes do Templo e suavizar as bordas urbanas. A pedra regional na praça flui para o interior revestindo as paredes e o piso da loja, criando uma transição perfeita de fora para dentro.
A loja em si está inserida em uma estrutura existente abaixo do Parque de Jing’an, com sua entrada principal voltada para a praça. Os visitantes descem da praça para o Fórum, um espaço amplo de pé-direito duplo, por meio de uma escada central de pedra. Essa sequência marcante de chegada é replicada quando as pessoas entram na loja através do metrô, que se conecta diretamente ao espaço de dupla altura da loja através de rampas curvas as quais melhoram a acessibilidade.
O grande disco central no teto do Fórum é marcado por um painel retroiluminado que simula a luz do dia usando tecnologia de iluminação branca ajustável. À medida que a noite cai, a intensidade da luz muda para um tom mais quente imitando a iluminação ambiente. Camadas lumínicas adicionais incluem iluminação de destaque para produtos ao longo do perímetro da loja.
O teto de madeira ondulado segue a geometria circular da loja, envolvendo um óculo central e inclinando-se suavemente para cima em direção à entrada principal a fim de trazer a luz natural da praça. A praça circular, a entrada da loja, a escada interna e o Fórum estão todos alinhados no eixo central do Templo, oferecendo vistas diretas do marco histórico ao longo da jornada entre os diferentes espaços.
O novo projeto é respeitoso tanto com o Templo quanto com o parque – que têm identidades distintas. Ele visa preservar essas qualidades e aprimorar seu contexto, criando uma adição complementar e natural ao entorno urbano.