Demanda por serviços destinados aos jovens nas atrações turísticas vermelhas. O projeto está situado aos pés da área cênica da Montanha Tianhua, na cidade de Qingshanpu, no condado de Changsha, na província de Hunan. Embora a área seja uma atração turística vermelha de nível 4A, suas instalações atuais não são atrativas o suficiente para os jovens. Por isso, o governo da cidade nos procurou, buscando um plano para uma cafeteria e uma livraria low-cost atrativos para a juventude. No entanto, dado que o projeto está situado no coração da área cênica vermelha, é essencial que sua estética esteja em sintonia com as residências locais, o que apresenta um desafio significativo: como equilibrar as demandas do estilo tradicional da área “vermelha” com as expectativas dos jovens por experiências de “celebridade da internet”? Enquanto lidamos com os edifícios, interiores, mobiliário e paisagismo, tudo isso precisa ser alcançado dentro de um orçamento de centenas de milhares de yuans.
Percepção e classificação de potenciais forças no campo. Decidimos começar percebendo o local e buscando a força motriz por trás do projeto a partir da área circundante, a fim de encontrar pistas confiáveis. O acesso ao local é feito por uma estrada no lado oeste, com um pavilhão de experiência artesanal de tiras de bambu concluído no lado sul e uma vista distante da principal cordilheira na área cênica: a Montanha Tianhua no lado norte. Em termos de terreno, o local é uma área de baixa altitude, cerca de dois metros abaixo da estrada principal da área cênica. Portanto, o edifício original fica relativamente escondido no local. A entrada principal e o volume do edifício não são facilmente percebidos pelo tráfego de veículos e pessoas na área cênica, o que não é favorável ao seu uso como instalação de serviço público. Portanto, entender e responder a esse terreno de baixa altitude tornou-se o foco da concepção do projeto.
Para tornar o edifício visível nesta área de baixa altitude, a fachada virada para o sul deve ser projetada em uma escala adequada para atrair a atenção e orientar o fluxo de pessoas de forma clara e evidente. Porém, essa visibilidade aumentada na direção sul traz consigo requisitos opostos para o lado norte do edifício: devido à presença do museu de artesanato de bambu já existente em seu lado norte, em uma elevação mais alta, os visitantes atravessam essa área baixa e têm uma vista para a principal área cênica da Montanha Tianhua. Para não bloquear essa visão, é necessário que o edifício permaneça mais discreto no lado norte. Para equilibrar essa contradição entre visibilidade e discrição na direção norte-sul, optamos por um esquema de telhado que combina uma inclinação única e uma inclinação dupla: no lado norte, o telhado de inclinação dupla tem beirais e cume mais baixos para se adequar à paisagem mais baixa, enquanto no lado sul, o telhado de inclinação única tem beirais mais altos para se destacar em relação à escala e necessidades específicas desse lado.
Construção mista de tijolo e estruturas tradicionais de madeira. Outra contradição enfrentada pelo projeto é entre “custo” e “efeito”: embora a área do edifício seja de apenas 190 metros quadrados, o orçamento total de 500.000 a 800.000 yuan proposto pelo proprietário, após deduzir paisagismo, decoração interna e equipamentos, já é insuficiente para o espaço orçamentário restante destinado à construção e decoração. Após pensarmos com cuidado, decidimos abandonar a estrutura convencional totalmente de concreto moldado no local e, em vez disso, aprender com o método de construção mista comum de tijolo de concreto + madeira nas casas locais em Hunan. Este método de construção possui várias vantagens proeminentes:
1. Em comparação com telhados de concreto moldados no local, os telhados de madeira são mais leves, podem reduzir efetivamente o peso da estrutura e não requerem processos complexos, como reforço de aço, cofragem, moldagem no local e nivelamento. Além disso, os telhados de madeira podem ser diretamente utilizados como superfícies visíveis, economizando muitos custos de decoração secundária.
2. Comparados aos telhados moldados no local, eles apresentam vantagens econômicas e estéticas significativas. Em comparação com as paredes de divisão de madeira tradicionais e lajes de piso de madeira, as paredes de alvenaria de tijolos e as lajes de piso moldadas no local em estruturas de concreto de tijolos têm vantagens significativas em termos de desempenho de impermeabilização da parede exterior, efeito de isolamento sonoro e custo unitário.
3. Em termos de vão, as estruturas de tijolos e concreto e as estruturas de madeira tradicionais têm requisitos de vão semelhantes, geralmente variando de 3 a 4 metros, conhecidos como “JIAN”.
No entanto, para atender aos requisitos locais de construção, a estrutura final do piso não foi implementada conforme o esperado com uma estrutura de tijolo e concreto. Em vez disso, foi adotada uma estrutura de moldagem no local. No entanto, essa abordagem de estrutura mista ainda reduziu efetivamente o custo total do projeto.
A descoberta das formas no contexto das novas tecnologias. Embora o projeto adote um sistema estrutural relativamente tradicional, ele pode apresentar um temperamento mais fresco e moderno, o que nos exige inovar nos detalhes da forma. Ao examinar a força motriz interna gerada pela forma tradicional, podemos determinar se ainda é necessário continuar a existir na situação atual do projeto e tentar obter um resultado formal mais racional e preciso: As colunas de madeira tradicionais na área local, se não forem especialmente arredondadas e selecionadas (o que aumentará o custo), têm diferenças significativas de forma entre as colunas de madeira. Quando diferentes formas de colunas de madeira se intersectam com a parede, elas terão diferentes larguras de saliência da parede, bem como bordas irregulares que não podem ser fechadas. Para resolver esse problema, o design se baseia no tratamento tradicional de aberturas inclinadas em estruturas de madeira. Controlando o ângulo da abertura inclinada, a largura da coluna de madeira exposta à parede é unificada. Ao mesmo tempo, a borda não reta da interseção entre a coluna de madeira e a parede pode ser incluída no canto interno da abertura inclinada, enquanto o canto externo da abertura inclinada pode sempre ser controlado como uma linha vertical padrão. Através do tratamento detalhado desta abertura inclinada, a coluna de madeira irregular pode ser transformada de “curva” para “reta”.
Os edifícios tradicionais com telhados inclinados costumam utilizar telhas verdes ou cerâmicas, mas essas telhas são pesadas e dificultam resolver problemas de impermeabilização nas junções entre os telhados de uma e duas águas. Por isso, optamos por um telhado de telhas asfálticas mais leve e integrado. Como as telhas asfálticas não possuem tratamento de gotejamento, adicionamos uma placa de drenagem no beiral para melhorar o escoamento da água e proteger o beiral. Além disso, essa solução resolve o problema de beirais irregulares causados pelo processamento manual das estruturas de madeira no local. Nos edifícios tradicionais, os dois lados do telhado se projetam de 60 a 80 centímetros para proteger a parede contra danos causados pela água da chuva. No entanto, as pinturas externas das paredes atuais são totalmente capazes de atender às necessidades de impermeabilização e anti-corrosão, tornando a necessidade de beirais menos importante. Mesmo em dias chuvosos no sul, é completamente viável cancelar os beirais das paredes de montanha e conferir a elas uma aparência mais simplificada.