Grandes Obras

Agenda cultural: 19 exposições de arte, arquitetura e design para visitar em setembro

Agenda cultural: 19 exposições de arte, arquitetura e design para visitar em setembro




A Casa Vogue selecionou mostras que acontecem em São Paulo e no Rio de Janeiro Que tal preparar sua agenda cultural para este mês? Com programas que vão desde mostras com obras inéditas de Oscar Niemeyer a uma retrospectiva da construção da Catedral da Sé, em São Paulo, setembro está cheio de eventos interessantes para adicionar à sua lista de passeios. Para ajudar no roteiro, a Casa Vogue separou 19 exposições para você visitar. Confira:
LEIA MAIS
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
DW! Semana de Design, no CasaShopping
The Edge, da Portobello
Divulgação
Pela primeira vez, a DW! Semana de Design chega ao Rio de Janeiro e ocupa, entre 03 e 08 de setembro, o CasaShopping, maior conglomerado de arquitetura e design da América Latina. Com mais de 90 ações e a participação de mais de 50 designers e lojistas, o evento ainda conta com diversos talks, instalações de arte, lançamentos de móveis e peças de design, produtos e revestimentos, além de uma edição exclusiva da Feira na Rosenbaum. A realização do festival faz parte da comemoração de 40 anos do CasaShopping.
DW! Semana de Design
Local: CasaShopping
Endereço: Av. Ayrton Senna, 2150 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
Data: 03 a 08 de setembro
Horários: Terça a sexta, das 10h às 20h | Sábado e domingo, das 14h às 20h
Entrada: Gratuita
Para mais informações, acesse o site da DW! Semana de Design.
Sé: Catedral, Praça e Marco, na Catedral de São Paulo
Autor desconhecido. Interior da Catedral em construção, nos anos 1930
Divulgação
A expansão da cidade de São Paulo de uma pequena capital de província a uma das maiores metrópoles do mundo é um dos temas que pode ser observado na exposição Sé: Catedral, Praça e Marco, que acontece dentro da própria Catedral de São Paulo (popularmente conhecida como Catedral da Sé). Com 115 fotos de alguns dos principais nomes da área no último século, a mostra conta com apoio da Cidade de São Paulo e foco em diversos momentos da Praça da Sé e da construção da principal igreja do município – que teve suas obras iniciadas em 1912 e está completando 70 anos em 2024. Imagens inéditas dos operários que ergueram o templo ao longo de mais de 40 anos evidenciam a proporção da construção e detalhes que até então nunca tinham sido exibidos ao público.
Sé: Catedral, Praça e Marco
Local: Catedral de São Paulo
Endereço: Praça da Sé – Sé, São Paulo – SP
Data: 15 de agosto a 17 de novembro
Horários: Segunda a domingo, das 10h às 17h
Entrada: Gratuita
O quarto estado da matéria e OUTROPLANO, na Galeria Raquel Arnaud
Skewed Square (Plutonium), Gisela Cólon, 2023
Divulgação
A artista porto-riquenha-americana Gisela Colón apresenta O quarto estado da matéria na Galeria Raquel Arnaud, que correlaciona a violência armada e o feminicídio. O trabalho da artista, representado majoritariamente por monólitos, explora as interconexões entre ecofeminismo, histórias coloniais e as forças universais da natureza. Sua prática artística busca transformar o pessoal em universal, trazendo elementos de dolorosas realidades da violência armada, feminicídio e a violência militar coletiva que presenciou durante sua juventude em Porto Rico. Seu trabalho também ressignifica materiais, trazendo sustentabilidade às suas esculturas, que capturam e refratam a luz, criando uma cor estrutural que remete às cores encontradas na natureza.
O quarto estado da matéria
Local: Galeria Raquel Arnaud
Endereço: R. Fidalga, 125 – Vila Madalena, São Paulo – SP
Data: 21 de agosto a 19 de outubro
Horários: Segunda a sexta, das 11h às 19h | Sábado, das 11h às 15h
Entrada: Gratuita
Para mais informações, acesse o site da Galeria Raquel Arnaud.
A Galeria Raquel Arnaud também apresenta OUTROPLANO, uma mostra coletiva composta por obras de Tuneu, Hercules Barsotti e Willys de Castro. Com texto curatorial assinado por Agnaldo Farias, a exposição aborda a produção destes artistas, que é marcada pela introdução de novos materiais a partir do desejo de expandir a estrutura formal da tela, explora variações tonais e formas geométricas.
OUTROPLANO
Local: Galeria Raquel Arnaud
Endereço: R. Fidalga, 125 – Vila Madalena, São Paulo – SP
Data: 24 de agosto a 19 de outubro
Horários: Segunda a sexta, das 11h às 19h | Sábado, das 11h às 15h
Entrada: Gratuita
Para mais informações, acesse o site da Galeria Raquel Arnaud.
Em Escalas: Do macro ao micro – retratos do Liceu na cidade de São Paulo, no Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios
Hall principal do Theatro Municipal de São Paulo, projeto de Ramos de Azevedo inaugurado em 1911
Leonardo Finotti
O Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, uma das instituições mais importantes na formação técnico-profissional do Brasil, celebra 150 anos com a exposição Em Escalas: Do macro ao micro – retratos do Liceu na cidade de São Paulo. A mostra, que acontece no Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios (CCLAO), revela um olhar detalhado sobre a contribuição do Liceu na construção do patrimônio arquitetônico e artístico da capital paulista, pelas fotografias de Leonardo Finotti e Nelson Kon. A exposição, com curadoria de Gustavo Curcio e Fernanda Carvalho, apresenta a grandiosidade e as minúcias de edifícios icônicos de São Paulo, erguidos graças ao trabalho da instituição ao longo de 15 décadas de existência. Monumentos como a Pinacoteca do Estado, o Theatro Municipal e a Catedral da Sé estão entre os destaques, oferecendo ao público uma visão inédita de espaços que muitas vezes passam despercebidos pelo observador apressado que perambula pela cidade.
Em Escalas: Do macro ao micro – retratos do Liceu na cidade de São Paulo
Local: Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios
Endereço: R. da Cantareira, 1351 – Luz, São Paulo – SP
Data: 27 de agosto de 2024 a 25 de janeiro de 2025
Horários: Terça a sábado, das 12h30 às 17h | Domingo, para grupos previamente agendados
Entrada: Gratuita
Para mais informações, acesse o site do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.
Montez Magno: entre Morandi, Nordeste e Tantra, na Galatea
Sem título, da série Barracas do Nordeste, ciclo 3: O prazer de pintar, Montez Magno, 1984
Ding Musa
Inaugurada há pouco mais de dois anos, em junho de 2022, a Galatea anuncia sua expansão com a abertura de mais um espaço em São Paulo. A nova sede da galeria está instalada em uma construção icônica da arquitetura brutalista: o Edifício Thais, localizado na Rua Padre João Manuel, nos Jardins. A primeira mostra na unidade será Montez Magno: entre Morandi, Nordeste e Tantra, individual do artista pernambucano Montez Magno (1934-2023), que terá início em 29 de agosto. Com curadoria de Tomás Toledo, a exposição apresenta uma coleção expressiva das obras de Montez, cuja trajetória é reconhecida pela fusão de elementos da cultura popular nordestina com experimentações geométricas e conceituais.
Montez Magno: entre Morandi, Nordeste e Tantra
Local: Galatea
Endereço: R. Padre João Manuel, 808 – Jardins, São Paulo – SP
Data: 29 de agosto a 21 de setembro
Horários: Segunda à quinta, das 10h às 19h | Sexta, das 10h às 18h | Sábado, das 11h às 15h
Entrada: Gratuita
Para mais informações, acesse o site da Galatea.
Frans Krajcberg: A morada humana, na Casa Seva
Vista da exposição “Frans Krajcberg: A morada humana”
Divulgação
A Casa Seva apresenta a exposição Frans Krajcberg: A morada humana, organizada por Carolina Pileggi, fundadora do espaço. A mostra reúne diferentes fases e épocas da produção de Krajcberg, composta por obras produzidas desde os anos 1960 até 2000 que transitam entre esculturas, pinturas e gravuras. A trajetória do escultor polonês naturalizado brasileiro é marcada por seu compromisso inabalável com a arte e defesa da natureza, antecipando e confrontando questões ambientais antes mesmo de se tornarem amplamente reconhecidas. Para o artista “A minha cultura é a natureza. Essa natureza me deu a grande possibilidade de continuar vivendo”. Por esse motivo, seus trabalhos transcendem as expressões artísticas, e passam também a ser observados como alertas profundos e convites à ação coletiva contra a destruição ambiental.
Frans Krajcberg: A morada humana
Local: Casa Seva
Endereço: Alameda Lorena, 1257 – casa 1 – Jardins, São Paulo – SP
Data: 10 de agosto a 05 de outubro
Horários: Terça a Sexta, das 11h às 18h | Sábado, das 11h às 15h
Entrada: Gratuita
Para mais informações, acesse o Instagram da Casa Seva.
Uma Vertigem Visionária – Brasil: Nunca Mais e Memória argentina para o mundo: o Centro Clandestino ESMA, no Memorial da Resistência de São Paulo
Foto do livro “Brasil: Nunca Mais”, 1991, Editora Vozes
Divulgação
O Memorial da Resistência de São Paulo, o principal museu de história dedicado à memória política das resistências e da luta pela democracia no Brasil, promove a exposição Uma Vertigem Visionária – Brasil: Nunca Mais, com curadoria do pesquisador e professor Diego Matos. A mostra é dedicada à memória do projeto homônimo, responsável pela mais ampla pesquisa já realizada pela sociedade civil sobre a tortura no Brasil durante a Ditadura Civil-Militar (1964-1985). A mostra resgata a memória do projeto Brasil: Nunca Mais, empreendida entre 1979 e 1985. A iniciativa foi responsável por sistematizar e produzir cópias, clandestinamente, de mais de 1 milhão de páginas contidas em 707 processos do Superior Tribunal Militar (STM), revelando a extensão da repressão política do Brasil no período.
Uma Vertigem Visionária — Brasil: Nunca Mais
Local: Memorial da Resistência de São Paulo
Endereço: Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia, São Paulo – SP
Período: 7 de setembro de 2024 a 27 de julho de 2025
Horários: Quarta a segunda, das 10h às 18h
Entrada: Gratuita
Para mais informações, acesse o site do Memorial da Resistência de São Paulo.
Museu Sítio de Memória ESMA – Ex-Centro Clandestino de Detenção, Tortura e Extermínio
Divulgação
O Memorial da Resistência também apresenta a exposição Memória argentina para o mundo: o Centro Clandestino ESMA. A mostra é uma itinerância realizada pelo Museu Sítio de Memória ESMA – Ex-Centro Clandestino de Detenção, Tortura e Extermínio – em Buenos Aires, e explora a história do edifício, desde a ocupação pelas Forças Armadas durante a última ditadura argentina (1976 – 1983) até seu reconhecimento como Patrimônio Mundial da UNESCO, em 2023. As violações de direitos humanos cometidas contra mulheres no período também são revisitadas a partir dos testemunhos das sobreviventes.
Memória argentina para o mundo: o Centro Clandestino ESMA
Local: Memorial da Resistência de São Paulo
Endereço: Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia, São Paulo – SP
Período: 7 de setembro de 2024 a 27 de julho de 2025
Horários: Quarta a segunda, das 10h às 18h
Para mais informações, acesse o site do Memorial da Resistência de São Paulo.
Writing, painting, calculating, transcoding, na DAN Galeria Contemporânea
Ultravioletten, 2024
Acervo do artista
A DAN Galeria Contemporânea abre suas portas no dia 31 de agosto para a mostra Writing, painting, calculating, transcoding, do coletivo de artistas LAb[au], de Bruxelas. Ativo desde 1996, o grupo explora a interseção entre arte conceitual, sistemática e concreta, utilizando materiais e técnicas contemporâneas para questionar a estética atual por meio de uma lógica algorítmica. A mostra reúne cerca de 26 obras estruturadas em torno de três noções principais: modos, sistemas e conceitos, que se manifestam em instalações, integrações arquitetônicas e objetos de arte.
Writing, painting, calculating, transcoding
Local: DAN Galeria Contemporânea
Endereço: R. Amauri, 73 – Jardim Europa, São Paulo – SP
Data: 31 de agosto a 26 de outubro
Horários: Segunda a sexta, das 10h às 19h | Sábado, das 10h às 13h
Entrada: Gratuita
Para mais informações, acesse o site da DAN Galeria Contemporânea.
Efeito Japão, na Japan House São Paulo
Exposição “Efeito Japão”, na Japan House São Paulo
Wagner Romano
Graças ao sucesso de visitação, a exposição Efeito Japão ganhará mais tempo em cartaz no segundo andar da Japan House São Paulo. A mostra, que traz quinze looks de grandes nomes do design de moda, responsáveis por projetar o Japão às passarelas mundiais, terá seu período estendido até 06 de outubro, com entrada gratuita. Vista por mais de 180 mil pessoas até o momento, a mostra inédita tem coordenação do diretor de moda Souta Yamaguchi, responsável pelo design das roupas utilizadas pelo staff na cerimônia de entrega de medalhas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tokyo 2020. Por meio das peças criadas por nomes como Hanae Mori (1926 – 2022); Kenzo Takada (1939 – 2020); Yohji Yamamoto (1943); (1958) e Issey Miyake (1938 – 2022), e de uma linha do tempo, a mostra destaca marcos históricos e contextos sociais da moda no Japão e no mundo, desde o período pós-Segunda Guerra Mundial até a consagração de estilistas japoneses no cenário internacional e surgimento de novos nomes da moda japonesa.
Efeito Japão
Local: Japan House São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo – SP
Data: 07 de maio a 06 de outubro
Horários: Terça a sexta, das 10h às 18h | Sábado, domingo e feriados, das 10h às 19h
Entrada: Gratuita
Para mais informações, acesse o site da Japan House São Paulo.
Tesouros Ancestrais do Peru, no CCBB São Paulo
Penacho de ouro. Representa uma figura ornitomorfa com asas estendidas
Museo Oro del Perú – Armas del Mundo | Fundación Miguel Mujica Gallo
Sucesso no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, a exposição Tesouros Ancestrais do Peru chega ao Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB). A mostra convida o público para uma viagem no tempo na qual é possível conhecer de perto a história e cultura das antigas civilizações andinas. São mais de 162 peças datadas entre 900 a.C e 1600 d.C, a grande maioria em cerâmica, cobre, ouro, prata, além de têxteis. Divida por cinco blocos temáticos – Linha do Tempo, Mineração, Divindades e Rituais, Cerâmica e Têxteis e Colonização –, a mostra reúne um conjunto raro de objetos, descobertos em diversas expedições arqueológicas, que é reconhecido como patrimônio pelo Ministério da Cultura do Peru, pertence à Fundação Mujica Gallo, e faz parte do catálogo do Museo Oro del Perú y Armas del Mundo.
Tesouros Ancestrais do Peru
Local: CCBB São Paulo
Endereço: R. Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP
Data: 04 de setembro a 18 de novembro
Horários: Quarta a segunda, das 9h às 20h
Entrada: Gratuita
Para mais informações, acesse o site do CCBB São Paulo.
LEIA MAIS
Intimidade das Formas, na Casa Zalszupin
Casa Zalszupin
Ruy Teixeira
A pintura de Manabu Mabe, instalada na sala de estar pelo arquiteto e designer de móveis Jorge Zalszupin, é o ponto de partida da exposição Intimidade das Formas. Parte de uma paisagem cultural moderna do pós-guerra que ele inscreveu no ambiente doméstico de sua casa, a obra dialoga agora com a produção artística nipo-diaspórica em São Paulo, dos artistas Massao Okinaka, Kimi Nii, Tikashi Fukushima, Tomie Ohtake e Mika Takahashi, que realizou uma obra em colaboração com a ETEL para a ocasião, além de mobiliário da designer brasileira Claudia Moreira Salles, todos selecionados pelo curador Yudi Rafael. Reunindo desenhos, pinturas, esculturas e peças de mobiliário, a mostra reflete as ressonâncias formais e temáticas entre os artistas e o espaço de acolhida da Casa Zalszupin.
Intimidade das Formas
Local: Casa Zalszupin
Endereço: R. Dr. Antônio Carlos de Assunção, 138 – Jardim America, São Paulo – SP
Data: 24 de agosto a 26 de outubro
Horários: Terça a sexta, das 10h30 às 17h | Sábado, das 13h às 16h
Entrada: Gratuita
Para mais informações, acesse o site da Casa Zalszupin.
Referências Brasileiras, Athos Bulcão e Oscar Niemeyer, diálogos modernos e contemporâneos, na Galeria Herança Cultural
Mesa “Vera”, de Oscar Niemeyer, em vidro
Ale Ruaro
Herança Cultural e instituto iadê de arte e design apresentam a exposição Referências Brasileiras, Athos Bulcão e Oscar Niemeyer, diálogos modernos e contemporâneos. Como parte do circuito cultural da edição Rotas Brasileiras 2024 da SP-Arte, a mostra discute as linhas tênues entre as formas de arte e design e as possibilidades inovadoras que surgem quando essas disciplinas se cruzam e prosperam num ambiente integrado. Um espaço onde criação, exposição, inspiração e experiência coexistem. A exposição abrange desenhos e uma peça inédita de design de Oscar Niemeyer: a mesa Vera em vidro, criada em 2008 para Vera Lucia Guimarães Niemeyer, viúva do arquiteto. Herança Cultural e instituto iadê de arte e design irão representar e reproduzir oficialmente a peça em vidro, como era o desejo do arquiteto.
Referências Brasileiras, Athos Bulcão e Oscar Niemeyer, diálogos modernos e contemporâneos
Local: Galeria Herança Cultural
Endereço: Rua do Curtume, 274 – Lapa de Baixo, São Paulo – SP
Data: 27 de agosto a 15 de setembro
Horários: Segunda a sábado, das 10h às 17h
Entrada: Gratuita
Para mais informações, acesse o site Galeria Herança Cultural.
Individual de Carlos Cruz-Diez, na Galeria Simões de Assis
Laberinto de Transcromía Rachel, Carlos Cruz-Diez, 2017
Estúdio em Obra, cortesia Atelier Carlos Cruz-Diez
A Galeria Simões de Assis – que completa 40 anos em 2024 – apresentará, em seu espaço na capital paulista, uma individual inédita que celebra o centenário de Carlos Cruz-Diez (1923-2019), marcado neste último ano. Considerado um dos principais precursores da arte contemporânea, principalmente da arte cinética, Cruz-Diez realizou sua pesquisa junto ao movimento cinético desde as décadas de 50 e 60, estudando a relação entre a cor, as formas geométricas e o observador no espaço – que criam ilusões de ótica e movimento em pinturas, fotografias, esculturas e instalações. Com texto de Mariane Beline e expografia de Pascali Semerdjian Arquitetos, a exposição reúne trabalhos do artista, focados na série Physiocromias, com destaque para a obra Laberinto de Transcromía (1965 – 2017), uma instalação em grande porte com estruturas coloridas e translúcidas presas ao teto, que formam novas cores e efeitos conforme o visitante caminha entre elas.
Individual de Carlos Cruz-Diez
Local: Galeria Simões de Assis
Endereço: Alameda Lorena, 2050 A – Jardins, São Paulo – SP
Data: 24 de agosto a 12 de outubro
Horários: Segunda a sexta, das 10h às 19h | Sábado, das 10h às 15h
Entrada: Gratuita
Para mais informações, acesse o site da Galeria Simões de Assis.
Matéria Prima, no Instituto Artium
Exposição “Matéria Prima” no Museu Nacional da República, em Brasília
Divulgação
A artista porto-riquenha-americana Gisela Colón, conhecida por ser a pioneira do “minimalismo orgânico”, com um trabalho que aborda questões ecológicas, cósmicas e universais, realiza uma exibição em São Paulo, no Instituto Artium. Para a mostra, chamada Matéria Prima, o curador Simon Watson selecionou esculturas orgânicas de estrutura totêmica – e ativadas pela luz – e monumentais instalações de arte ambiental, produzidas com materiais de alta tecnologia.
Matéria Prima
Local: Instituto Artium
Endereço: R. Piauí, 874 – Higienópolis, São Paulo – SP
Data: 25 de agosto a 3 de novembro
Horários: Quarta a sexta, das 12h às 18h | Sábado e domingo, das 10h às 18h
Entrada: Gratuita
Para mais informações, acesse o site do Instituto Artium.
BRASIL CONTEMPORÂNEO, na ArtRio 2024
“João e Francisca”, da artista Miriam Inez da Silva, de Goiás
Divulgação
Seguindo seu compromisso de valorização da arte brasileira, a ArtRio 2024 traz o programa BRASIL CONTEMPORÂNEO, destinado a artistas residentes fora do eixo Rio–São Paulo, representados prioritariamente por galerias das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país. Com curadoria de Paula Borghi, o programa possibilitará uma visão mais ampla da produção artística nacional, detalhando as influências como questões culturais e econômicas, história da região e matéria-prima local. As galerias do BRASIL CONTEMPORÂNEO estarão no pavilhão MAR, construído na área externa da ArtRio, projetado exclusivamente para o evento pelo arquiteto Pedro Évora.
BRASIL CONTEMPORÂNEO
Local: ArtRio 2024
Endereço: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória, Rio de Janeiro – RJ
Data: 26 a 29 de setembro
Horários: Das 14h às 21h
Entrada: Entre R$ 40,00 e R$ 80,00
Para mais informações, acesse o site da ArtRio 2024.
Pedra, metal e madeira, na Maneco Müller | Mul.ti.plo
Celebrando a mudança de nome da galeria, a Maneco Müller | Mul.ti.plo, no Leblon, abre uma individual com a produção mais recente de Luiz Zerbini, que acaba de apresentar no CCBB Rio uma grande mostra retrospectiva, atraindo mais de 70 mil visitantes. A exposição Pedra, metal e madeira reúne cerca de 20 obras recentes do artista, entre gravuras em metal, litogravuras e monotipias, sendo a maioria inédita. Quem assina o texto crítico é Fred Coelho. A mostra, que vai até 01 de novembro, inclui o lançamento de um livro de grandes dimensões, impresso manualmente, a ser apresentado na ArtRio. Atravessando seus quase 50 anos de produção, a poética de Luiz Zerbini destaca-se por uma voluptuosa e desconcertante paisagística, combinando vegetação, ambientes urbanos, fabulação, memória e alegorias.
Pedra, metal e madeira
Local: Maneco Müller | Mul.ti.plo
Endereço: Rua Dias Ferreira, 417/206 – Leblon, Rio de Janeiro – RJ
Data: 05 de setembro a 01 de novembro
Horários: Segunda a sexta, das 10h às 18h30
Entrada: Gratuita
Para mais informações, acesse o site da Maneco Müller | Mul.ti.plo.
A gente ama o que não conhece, na MITS Galeria
A gente ama o que não conhece, Brenda Nicole, 2024
Divulgação
Sete artistas foram minuciosamente selecionados para compor a coletiva A gente ama o que não conhece. Brenda Nicole, Emilia Brandão, Jamex, Josh Brandão, Raquel Pater, Ricardo Bueno e Vivi Rosa, são as escolhas do curador Victor Valery, à frente da VANDL ART, uma galeria de arte independente com endereço em São Paulo e Madri, para a segunda mostra a ser exibida na MITS Galeria, em São Paulo. Em uma parceria inédita entre as galerias, telas, esculturas e fotografias somam cerca de 15 obras que vão ao encontro da proposta de ambos que é fomentar o mercado de artes com novos, talentosos e promissores artistas. A gente ama o que não conhece, desafia a máxima de Santo Agostinho, “Só amamos aquilo que conhecemos”, ao sugerir que o amor e a apreciação podem emergir do desconhecido e do inexplorado.
A gente ama o que não conhece
Local: MITS Galeria
Endereço: R. Padre João Manuel, 740 – Jardim Paulista, São Paulo – SP
Data: 22 de agosto a 12 de outubro
Horários: Segunda à sábado, das 10h às 20h | Domingo, das 12h às 18h
Entrada: Gratuita
Para mais informações, acesse o Instagram da MITS Galeria.
Somatória de Forças, na Luis Maluf Galeria
Mães da Boa Morte, Aline Bispo, 2023
Divulgação
Aline Bispo, artista que vem desenvolvendo uma pesquisa acerca do sagrado como expressão artística afro-brasileira, abre a individual Somatória de Forças na Luis Maluf Galeria, unidade Barra Funda. A mostra apresenta trabalhos inéditos e outros produzidos nos últimos cinco anos – muitos deles fazem contato com festas temáticas do calendário afro-brasileiro, como Bará do Mercado, Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, 02 de Fevereiro, Nossa Senhora Aparecida, Feira de Baiano e outras. A mostra tem curadoria de Alexandre Araujo Bispo e segue em cartaz até 2 de outubro.
Somatória de Forças
Local: Luis Maluf Galeria
Endereço: R. Brg. Galvão, 996 – Barra Funda, São Paulo – SP
Data: 24 de agosto a 2 de outubro
Horários: Segunda a sexta, das 10h às 19h | Sábado, das 11h às 16h
Entrada: Gratuita
Para mais informações, acesse o site da Luis Maluf Galeria.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal



Fonte: casa Vogue

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *