O júri considerou que, dos 8 trabalhos apresentados no concurso, e conforme o Relatório Final de Júri, a proposta vencedora, do concorrente Alban Wagener destaca-se “pela contenção da intervenção e a racionalidade das alterações introduzidas, orientadas para a preservação do caráter singular do edifício existente”.
O trabalho do concorrente FORA Arquitectos classificado em 2º lugar, foi valorizado pelo Júri pela “profunda remodelação espacial e reorganização funcional, nomeadamente ao nível do piso -1 que requalifica, globalmente, enquanto espaço de socialização da escola”.
Quanto à proposta classificada em 3º lugar, do concorrente OITOO, o Júri refere que esta é diferenciadora na forma como o novo e o existente se fundem por apresentar uma “simplicidade do desenho encontrado para integração das alterações introduzidas no alçado principal, dando continuidade e/ou replicando os elementos já presentes”.
Os 8 trabalhos apresentados no âmbito do concurso público de conceção para a elaboração do projeto de reabilitação e ampliação da Escola Básica n.º 14 de Lisboa “Leão de Arroios” promovido pela Lisboa Ocidental, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana E. M., S. A., com assessoria técnica da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos, foram apreciados pelo Júri resultando na seguinte ordenação:
1º classificado
Concorrente: Alban Wagener Architecture Unipessoal, Lda
Coordenação: Alban Wagener
2º classificado
Concorrente: FORA Arquitectos Lda
Coordenação: João Fagulha
3º classificado
Concorrente: OITOO Lda
Coordenação: Nuno Miguel Ferreira Baptista Rodrigues
Galeria