- Área:
178 m²
Ano:
2022
Fabricantes: Estudio Bro, Tramontina, Versati, tapete ByKamy
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no icônico Ed. Lausanne, uma construção de 1958 projetada pelo arquiteto Franz Heep no bairro de Higienópolis, em São Paulo, o projeto destaca-se pelo equilíbrio entre os elementos arquitetônicos originais e a personalidade dos novos moradores. O briefing solicitado era de espaços amplos e convidativos para receber, além de ambientes com muitas cores.
O ponto de partida para a reorganização espacial foi a integração da cozinha à sala de jantar e o retorno da varanda, que havia sido incorporada à sala de estar pelo antigo morador, para sua posição original. A serralheria multifuncional tornou-se o alicerce central responsável pela unidade visual do projeto. Ela funciona como divisória entre a cozinha, sala de jantar e área de circulação, além de atuar como cristaleira e buffet neste último ambiente. Na sala de estar, foi desenhada para servir de apoio à TV, e no escritório, como biblioteca.
A escolha de diferentes tons nas paredes e serralheria – com o azul ao fundo e o verde na estrutura – foi pensada para criar um efeito de sobreposição de cores por meio do brise de serralheria. Optamos por revestimentos de base cimentícia, como o ladrilho hidráulico presente na varanda, cozinha, lavanderia e banheiros. Utilizamos o mesmo tipo de revestimento, variando cores e desenhos, para trazer o ar despojado e colorido que os moradores haviam pedido.
O resultado é um espaço harmonioso e dinâmico, onde a serralheria multifuncional não só define os ambientes, mas também agrega funcionalidade e estética. A integração dos espaços e a paleta de cores escolhida proporcionam um ambiente acolhedor e convidativo, em perfeita sintonia com a arquitetura original do Ed. Lausanne e as necessidades dos novos moradores. Assim, o projeto reflete um equilíbrio entre o passado icônico e o presente vibrante, oferecendo um lar único e cheio de personalidade.