O nível do lago Guaíba se aproxima dos 5 metros, segundo a última atualização da Defesa Civil de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Na madrugada deste sábado (4), foi registrada uma cota de 4,96 metros.
Na noite da sexta-feira (3), o Guaíba alcançou a marca de 4,77 metros em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, atingindo a maior cheia da história da cidade. A marca anterior era um centímetro menor (4,76m), registrada em 1941.
🚨 Atualização | 04/05 – 4h
🌊Nível do Guaíba
Cota atual: 4,96m
Cota de alerta: 2,50m
Cota de inundação: 3,00mInformação obtida pela @defesacivilpoa in loco, por meio da régua da SEMA e Agência Nacional de Águas (ANA).
— Porto Alegre (@Prefeitura_POA) May 4, 2024
Porto Alegre está em alerta máximo para a cheia do lago. Diversas ruas foram alagadas na cidade, principalmente na região do Centro Histórico.
Uma das comportas do lago Guaíba, o portão 14, se rompeu na manhã desta sexta-feira (3). Segundo o prefeito Sebastião Melo (MDB), as regiões que devem ser mais afetadas são Guarujá, Ponta Grossa, Túnel Verde e Sarandi, além do Centro Histórico.
A Defesa Civil já havia alertado sobre a possibilidade de que o Guaíba alcançasse a marca de 5 metros.
Balanço no estado
O Governo do Rio Grande do Sul confirmou, no início da noite desta sexta-feira (3), que são 39 mortes por conta das fortes chuvas que atingem o estado até o momento. As forças de segurança procuram outros 68 desaparecidos.
Segundo os dados da Defesa Civil do RS, são 265 municípios atingidos pela chuva, mais da metade do estado gaúcho. Mais de 350 mil pessoas foram afetadas pela chuva.
*publicado por Pedro Zanatta, com informações de André Rigue, da CNN.
Compartilhe: