Grandes Obras

Após nova cheia, Guaíba tem ondas e invade casas; bairro é evacuado em Porto Alegre


Após uma nova elevação registrada, as águas do Lago Guaíba atingiram áreas residenciais em Porto Alegre (RS). Na noite desta segunda-feira (13), alguns moradores das regiões afetadas tiveram que deixar as suas casas. Moradores dos bairros de Ipanema e Lami registraram a invasão da água em suas residências. Nas imagens, é possível observar ondulações.

Em um dos vídeos que já circula pelas redes sociais, é possível acompanhar um morador de Lami tentando sair de sua casa em meio às ondas. A água chega a atingi-lo na cintura e aos poucos, em meio a correnteza e a força da água, ele consegue deixar o local. Veja:

Em outro registro, feito na Avenida Guaíba, em Ipanema, na manhã desta terça-feira (14), as ondas ultrapassam o portão de uma garagem e invadem a área externa de uma residência. Assista:

De acordo com a Defesa Civil Municipal de Porto Alegre, na noite desta segunda-feira (13), moradores do bairro Lami precisaram ser rapidamente retirados das áreas alagadas pelas ondas. Alguns moradores foram acolhidos no Clube Lajeado e equipes da Defesa Civil ainda permanecem no local para monitoramento da situação.

Já segundo o Corpo de Bombeiros Militar do estado, não houve muitas ocorrências em relação às ondas pois as áreas afetadas teriam sido evacuadas a tempo. Ainda de acordo com a corporação, os moradores que não saíram de suas residências acabaram por optaram por continuar em suas casas.

Em uma alerta publicado nas redes sociais, a Prefeitura de Porto Alegre solicitou aos moradores da capital gaúcha, na manhã desta terça-feira (14), que fiquem em locais seguros e que se protejam. Segundo a gestão da cidade, a temperatura baixou e o nível do Guaíba sofreu uma relevante elevação recente.

“Logo, tudo isso vai passar e vamos reconstruir nossa cidade e a vida de todos os porto-alegrenses afetados por essa histórica enchente.”, escreveu a prefeitura na publicação.

Às 09h15 desta terça-feira (14), a medição do rio Guaíba era de 5,19 metros com cota de inundação de 3 metros.

*Sob supervisão de Bruno Laforé



Fonte: CNN Brasil

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *