Uma nova rodada do levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas com eleitores da cidade de São Paulo indica um equilíbrio entre os dois principais candidatos ao cargo de prefeito: Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL). Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira 29.
No cenário espontâneo, os dois candidatos são citados por número semelhante de eleitores. Na margem de erro, estão em um empate técnico. Ao todo, 11,9% dos entrevistados, espontaneamente, dizem que vão votar no atual prefeito. Nessa mesma condição, o deputado federal do PSOL soma 10,6%. Os dois têm larga vantagem dos demais candidatos neste cenário.
Na pesquisa estimulada pelo instituto – quando uma lista de candidatos é apresentada -, o empate técnico se repete. Nunes vai a 28,1% e Boulos tem 24,2%.
O apresentador José Luiz Datena (PSDB) é quem figura mais próximo aos dois líderes da pesquisa. Ele tem, neste cenário, 12,1%, ultrapassando a deputada federal Tabata Amaral (PSB), que somou 9,1%.
A lista ainda tem o coach Pablo Marçal (PRTB), que tem 5,1%; o deputado Kim Kataguiri (União), com 3,4%; e Marina Helena (Novo), 3,2%. Os demais candidatos monitorados não passam de 1% dos votos.
Um segundo cenário, com uma lista um pouco mais enxuta de candidatos também foi sondado pelo Paraná Pesquisas. Os dados principais, praticamente, se repetem.
- Ricardo Nunes – 28,2%
- Guilherme Boulos -24,2%
- Datena – 12,1%
- Tabata Amaral – 9,3%
- Pablo Marçal – 5,1%
- Kim Kataguiri – 3,4%
- Marina Helena – 3,2%
- Altino – 0,5%
O último cenário, sem Datena e Kataguiri, traz Nunes com um pouco mais de vantagem numérica sobre Boulos:
- Ricardo Nunes – 33,1%
- Guilherme Boulos – 26,9%
- Tabata Amaral – 11,5%
- Pablo Marçal – 6,9%
- Marina Helena – 4,1%
- Altino – 0,9%
Confrontos diretos
A pesquisa desta quarta-feira ainda buscou a resposta de eleitores sobre eventuais confrontos diretos, em possíveis cenários de segundo turno em São Paulo.
No primeiro deles, Nunes venceria, com folga, Tabata Amaral. O atual prefeito soma 49,5% e a deputada apenas 30%.
Boulos também venceria com certa vantagem a candidata do PSB. O deputado tem, nesse confronto direto, 41,7%, enquanto Tabata soma 32,2%.
No confronto Nunes x Boulos, o atual prefeito venceria, neste momento. Ele tem 48,1% das intenções de voto, ante 35,9% do parlamentar do PSOL.
A pesquisa
A pesquisa desta quarta contou com 1.500 entrevistas com eleitores da cidade de São Paulo. Os dados foram coletados entre os dias 24 e 28 de maio e têm margem de erro de 2,6 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.