A alta demanda por serviços de tecnologia, com a ascensão da inteligência artificial (IA), provoca também uma corrida por talentos nessa área. Nesse sentido, a AWS tem focado em capacitar pessoas para esse mercado.
De acordo com pesquisa da plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon com a Access Partnership, contratar talentos qualificados em IA é uma prioridade para 73% dos empregadores. Porém, a cada quatro, três dizem que não encontram candidatos que atendam às suas necessidades.
Durante o NeoConference, evento do NeoFeed, Cleber Morais, diretor geral da AWS para o Brasil, disse que a empresa pretende capacitar mais de 2 milhões de pessoas no mundo até 2025.
“A AWS sempre teve no Brasil um polo de investimento gigantesco. Estamos aqui há 13 anos e já investimos mais de US$ 4 bilhões”, diz Morais.
“O plano é dar sequência a tudo isso, ou seja, continuar a investir em infraestrutura, ajudar o país a se transformar tecnologicamente. E, mais do que isso, ajudar a capacitar pessoas para esse mercado de tecnologia na América Latina”, complementa.
Uma das iniciativas é uma parceria com o Insper para oferecer um curso de IA para formar 5 mil alunos até o próximo ano. A outra é a AI Ready da Amazon, com bolsas para estudar de forma gratuita IA e IA generativa.