Grandes Obras

Bambu-da-sorte amarelado: o que fazer?

Bambu-da-sorte amarelado: o que fazer?




Alguns erros de cultivo ou pragas podem deixar as folhas desta planta amarelas Paisagista ensina como resolver o problema das folhas amareladas no bambu-da-sorte
Getty Image
O bambu-da-sorte (Dracaena sanderiana) é uma planta conhecida por sua beleza, mas também por atrair boas energias e prosperidade — por isso, é bastante indicada no Feng Shui. Mas, apesar do nome e visual, não se trata de um bambu propriamente dito. Na verdade, o bambu-da-sorte pertence à família Ruscaceae, a mesma da pata-de-elefante e outras dracenas.
VEJA TAMBÉM
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Apesar de ser uma planta de simples manutenção, que exige basicamente regas frequentes, iluminação solar indireta e adubação a cada seis meses, às vezes pode apresentar folhas amareladas. Para saber por que isso acontece e como resolver o problema, falamos com a arquiteta e paisagista Maira Duarte, do escritório Horto Girassol. Confira logo abaixo!
O que fazer quando o bambu-da-sorte fica amarelado?
De acordo com Maira, o amarelamento nas folhas do bambu-da-sorte é como se fosse uma febre e muitas podem ser as causas. As principais são:
– Deficiência nutricional
“Pode ser combatida adubando a cada três meses”, explica a paisagista. A utilização de adubos orgânicos como húmus de minhoca, esterco curtido e biofertilizante costuma funcionar bem quando plantado na terra (regar o solo ou pulverizar as folhas). Já quando cultivado em água, é recomendada a utilização de adubo químico solúvel em água, em concentração muito pequena.
– Excesso de luz solar
“Quando nos expomos muito tempo ao sol, nossa pele queima. Com as plantas é a mesma coisa. A solução é trocar a planta de lugar e colocá-la onde não pegue tanto sol”, afirma Maira.
– Doenças ou pragas
“Infestações de insetos ou doenças podem causar danos às folhas. Geralmente, elas aparecem quando a planta está fragilizada. Por isso, é bom observá-la de vez em quando, em busca de sinais de insetos ou doenças. Quanto antes for detectado o problema, mas fácil será combatê-lo”, avisa.
– Rega excessiva
É preciso avaliar a quantidade de água colocada no vaso — se o tempo estiver mais seco, vai precisar de mais rega, se estiver chuvoso, menos . “Excesso de água no jarro de vidro onde o bambu é cultivado também pode provocar amarelamento por afogamento do bambu-da-sorte, especialmente quando as raízes ainda estão pequenas”, explica a paisagista.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal



Fonte: casa Vogue

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *