- Área:
606 m²
Ano:
2023
Fabricantes: FAGCA, L&E, SKK
Descrição enviada pela equipe de projeto. Little Stove & Little Stump, uma padaria / cafeteria e um parque infantil com áreas internas e externas está localizada ao lado de um canal em um terreno de 4.600 m² nos arredores de Bangkok. O local é acessível a partir de um beco originalmente conhecido como “Soi Wat Yai Rom” . A palavra tailandesa “Rom” é um homônimo das palavras “Guarda-chuva e Área abrigada”. Ambos os significados inspiraram a linguagem do projeto. A cafeteria e o parque infantil compartilham uma área de chegada com uma passarela de ligação, estacionamento para 38 carros e um banheiro independente.
O projeto foi feito simultaneamente à criação de um livro infantil, “The Stump and Friends”, publicado por Saanaksorn e ilustrado pelo Littleblackoz Studio para criar um lugar específico que une a realidade e o mundo da imaginação para as crianças aprenderem, brincarem e explorarem.
A curvatura da cafeteria segue o contorno abstrato de um guarda-chuva; a linha do telhado curvo se estende continuamente pela construção desde a cobertura externa até o forro interno. A área de estar externa envolve as fachadas de vidro. Ela está localizada sob uma grande cobertura de 4 metros para fornecer sombra confortável que encorajara o uso de bancos ao ar livre, aproximando os visitantes do espaçoso jardim com vista para o tranquilo curso de água e para a árvore existente.
A claraboia é um recorte elíptico da superfície curva do teto. Essas aberturas trazem luz natural ao incidir na parede interior principal, destacando o terrazzo em camadas desenhado à mão. A parede interna principal separa a área de estar e o balcão da cozinha da sala de panificação. O expositor é centralizado e alinhado com as 3 fachadas de vidro, permitindo uma visão ampla da área de estar interna e externa.
Inspirado por um toco de árvore com um núcleo oco, um abrigo improvisado para vários tipos de animais, o volume é uma representação em escala real da narrativa do livro que convida para um esforço em grupo para consertar, preencher e montar o abrigo incompleto. O volume apresenta um pátio central com uma árvore simbólica que remete ao crescimento e vida. Ao fazer referência a formas orgânicas da natureza, os pilares rementem à um tronco de árvore. As janelas foram moldadas como um recorte de um tronco oco. Juntamente com os desenhos distorcidos das crianças, as curvaturas das fachadas e as linhas do telhado foram ajustadas e simplificadas para a construção. Pequenas janelas, cadeiras, mesas e banquetas foram cuidadosamente selecionadas para nossos principais usuários.
O pátio conecta três espaços principais – uma área de recepção, uma sala de oficinas e uma sala de jogos. As crianças podem correr para dentro e para fora entre o interior e o exterior e sempre podem ser observadas por seus pais, pois todos os ambientes estão visualmente conectados. Essencialmente, o parque infantil se tornará um lugar para as crianças expandirem sua imaginação, explorarem experiências sensoriais e aprenderem através da brincadeira.