Descrição enviada pela equipe de projeto. Este empreendimento residencial de luxo oferece um refúgio natural em uma das maiores cidades da Índia. Localizado na Carmichael Road, o projeto destaca a vegetação local com uma série de residências personalizadas que possuem ventilação natural e integração harmoniosa entre as áreas internas e externas.
A Skidmore, Owings & Merrill está celebrando a conclusão das Carmichael Residences, uma deslumbrante nova torre residencial em Mumbai que traz tranquilidade em meio ao movimento da cidade. Localizada em Tardeo, um bairro conhecido por seus bangalôs históricos e amplos jardins, as Carmichael Residences atendem à crescente demanda por edifícios altos. Com uma fachada de cedro vermelho ocidental e plantas visíveis em seus 21 andares, o projeto se integra elegantemente ao ambiente, adotando estratégias passivas de design inspiradas na arquitetura local.
“Este empreendimento adiciona uma nova experiência residencial ao bairro,” disse Laura Ettelman, parceira da SOM. “Projetamos o edifício como uma paisagem vertical, aproveitando a identidade biofílica da Carmichael Road e maximizando o fluxo de ar e a flexibilidade essenciais para o conforto em um clima tropical.” A entrada do nível da rua leva a um lobby elevado e privado, revestido de vidro curvado e cercado por jardins, que oferecem um refúgio sereno com flores perfumadas, água corrente, plantas exuberantes e acabamentos de granito local e cedro vermelho ocidental. A paisagem se estende aos níveis de estacionamento, cobertos por plantas que se espalham pelos chhajjas. Acima dos estacionamentos, um andar de amenidades inclui academia, jardim, espaço multifuncional e terraço para yoga ao ar livre. O terraço abriga uma piscina, outro jardim e painéis fotovoltaicos que alimentam as áreas de serviço do edifício. Toda a vegetação no local é irrigada por água da chuva capturada, essencial para a certificação Green Homes do Indian Green Building Council, que é a meta do projeto.
As Carmichael Residences seguem a tradição arquitetônica Vastu, que enfatiza a simetria e a conexão com a natureza. Essa tradição define a disposição dos espaços, desde a inclusão de uma sala comunal no centro das residências até a colocação das entradas voltadas para o leste para promover saúde e prosperidade. Nos 14 andares superiores, as 28 unidades são organizadas em um plano aberto, permitindo que sejam combinadas em espaços maiores. A torre de 70 metros de altura é revestida com vidros de alto desempenho, totalmente operáveis, com profundos beirais—chamados de chhajjas na Índia—que protegem cada unidade do sol e da chuva de monção. A vegetação que desce pelos chhajjas oferece sombra adicional e detalha a silhueta do edifício. Telas de madeira deslizantes abrem o terraço de cada unidade para brisas e vistas extraordinárias do Mar Arábico, proporcionando privacidade e proteção contra o mau tempo quando fechadas. Essa abordagem de design passivo resfria cada unidade através de ventilação cruzada, reduzindo a dependência de ar-condicionado em todo o edifício. “Nossa abordagem une conforto e sustentabilidade ao mesmo tempo,” disse Peter Lefkovits, diretor da SOM. “Recriamos a vegetação da Carmichael Road dentro do edifício, criando uma experiência que é tanto aberta quanto íntima.”