- Área:
472 m²
Ano:
2022
Fabricantes: Arkos, Deca, Portinari
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao receber a demanda dos clientes para criar a Casa das Árvores, já imaginamos a admiração e o respeito deles pela vegetação do terreno e seu entorno. E isso facilita muito os estudos iniciais de setorização da edificação, tornando-os mais evidentes para nós. Com a premissa de mantermos a natureza em seu estado natural, cada árvores tem sua importância e destaque, e ali ela ficará. A Casa dasÁrvores é um projeto residencial cuidadosamente concebido, a fim de proporcionar uma experiência única de vida em contato com a natureza e as montanhas de Minas Gerais.
Localizada a 15 km da região centro-sul de Belo Horizonte, no Condomínio Mirante da Mata, em Nova Lima, esta residência com 4 suítes se integra perfeitamente ao relevo natural e às árvores preservadas, que lhe dão o nome. Destacando-se pela simplicidade dos materiais e linhas minimalistas, a casa foi projetada sem grande movimentação de terra ou remoção das árvores existentes. O terreno quase plano, permitiu que os jardins se estendessem pelo nível do pavimento térreo, onde a edificação se apoia.
A implantação da casa foi determinada pelas árvores nativas e pela densa vegetação do entorno preservado, atenuando ainda mais o minimalismo do concreto, pedra e aço, resultando em ambientes visualmente amplos, permeáveis, e agradáveis de estar. Os recortes que formam a volumetria, até um pouco imponente, da edificação, foram realizados em função dos troncos, e principalmente das copas das árvores, garantindo privacidade às áreas íntimas, localizadas no andar superior.
A residência possui área social espaçosa e convidativa no pavimento térreo, e uma suíte acessível, mais área íntima com três suítes e copa de apoio no segundo pavimento. A área de serviço e lavanderia se localizam no pavimento abaixo do nível do deck da piscina, aproveitando desta forma, a declividade dos fundos do terreno.
A integração entre os ambientes internos e externos é evidente… Grandes janelas e portas de vidro proporcionam vistas panorâmicas para as montanhas e para o jardim interno descoberto, que preserva árvores naturais do local, criando assim a sensação de estarmos imersos na paisagem. Durante a obra, os proprietários adquiriram um dos terrenos vizinhos, mantendo uma área verde preservada ao lado da casa.
O terreno com pouco desnível levou também a demanda de criar uma estrutura simplificada, para não aumentar os custos da obra. A estrutura da edificação é mista, com concreto armado embutido na alvenaria e estrutura metálica aparente, que proporciona uma estética delicada e marcante ao mesmo tempo. Os pilares e vigas metálicos foram utilizados onde não seria possível substitui-los pelo concreto armado, devido o dimensionamento necessário para estes. Assim, foram criadas aberturas do chão ao teto, que enquadram a vegetação próxima, e principalmente, a vista das montanhas.
Dentre os materiais utilizados, o brise frontal em alumínio garante a privacidade das varandas dos quartos superiores para a rua, mas permitem a permeabilidade visual destes com as árvores que apoiam sobre a casa. O uso das pedras na fachada e na lareira, junto com forros e pisos de madeira criam um ambiente acolhedor.