Criando conexão entre pessoas e natureza. Diante de um parque comunitário, o projeto focou na conexão com o ambiente natural. Como havia pouca entrada de vento na parte interna do terreno, foi gerada uma circulação de ar natural através da forma arquitetônica, trazendo também luz para o espaço fechado. Como resultado, ao inserir múltiplos “espaços intermediários” – usando o conceito de pátios horizontais e verticais -, tentamos conectar todos os ambientes, sendo possível “fluir” livremente pelas várias áreas da casa.
O espaço principal no volume frontal (1º nível: estúdio e 2º nível: sala de estar) adota uma estrutura de pórtico (pilares ampliados, vigas e conexões), substituindo a necessidade de pilares tradicionais e paredes de cisalhamento, gerando maior integridade e flexibilidade espacial. O posicionamento do pátio também permite a entrada de luz. O vento, por sua vez, entra pelo jardim frontal e pelo átrio no primeiro nível e sai pelas janelas horizontais pivotantes no topo do terceiro nível, o que também impulsiona o fluxo vertical para várias áreas. O átrio é dimensionado adequadamente para que o corredor não seja apenas uma passagem, mas também um espaço confortável onde é possível descansar, ler e praticar instrumentos musicais.
O conforto do material. A estrutura de madeira ambientalmente sustentável não só reduz o impacto da escavação da fundação no local, mas também aumenta o controle geral da umidade através das estruturas de madeira internas (pilares e vigas, lajes e forros de CLT). A percepção física e mental dos materiais naturais é aprimorada pelo uso de tinta mineral e paredes de terra.
Manutenção da edificação. Além do espaço elevado para manutenção sob o primeiro nível, as tubulações são concentradas na parede exterior sul e abaixo dela, com os acessos utilizados como pavimentos no corredor sul, facilitando a acessibilidade para manutenção. Em resposta às zonas sísmicas, tubulações unitárias são usadas para reduzir problemas de vazamento. Além disso, medidas completas de isolamento de umidade e prevenção de cupins, bem como a instalação de aberturas de acesso, garantem a conveniência de uso e manutenção a longo prazo.