Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Lazer localiza-se em uma esquina no coração de Maringá, no sul do Brasil.
Aproveitando o suave desnível que se estende pelos 40 metros longitudinais do terreno, o projeto foi dividido em dois blocos principais. O primeiro bloco abriga as áreas privativas e sociais, e é acessado em nível pela rua mais pacata. O segundo bloco, de forma sutil, encaixa-se sob o primeiro, aterrado 90cm mais abaixo, e abriga um depósito e a garagem, conectando-se com a rua mais movimentada.
O terreno generoso de 600m2 teve sua taxa de ocupação reduzida, devido aos recuos exigidos pela sua situação de esquina. Assim, a implantação da casa foi meticulosamente planejada para atender às demandas dos clientes, que desejavam espaços vinculados ao jardim. A fachada sudoeste, na testada mais longa do terreno, apresentou desafios significativos em relação ao conforto térmico e à intensa insolação, uma vez que é nessa orientação que se encontram as principais aberturas da residência.
Como solução, foi proposto um esquema de vigas em grelha e beiral que, combinados com um painel em trama de tijolos maciços de barro vermelho, proporciona proteção e sombra ao longo do dia. O painel contribui para a privacidade dos moradores e dá identidade à edificação. Ele é apoiado em dois bancos de concreto com 13 metros de comprimento cada um, que convidam a área social da residência a se estender em direção ao jardim.
No que diz respeito à estrutura e acabamentos, foi adotado um sistema misto de alvenaria e concreto, com ênfase na exposição da verdade dos materiais. O tijolo maciço de barro vermelho foi usado também como revestimento no bloco inferior, criando contraste com o volume principal da residência. O piso em ardósia foi mantido em seu estado natural, proporcionando um toque agradável e fresco, coerente com os dias quentes de Maringá. Nos quartos, as esquadrias em alumínio e vidro foram complementadas com preenchimento de madeira maciça, trazendo o conforto e aquecimento necessários a esses ambientes.