- Área:
480 m²
Ano:
2024
Descrição enviada pela equipe de projeto. Aos pés dos penhascos mexicanos de Tepozteco emerge a Casa LL, onde seus monólitos se estabelecem como se as pedras desgastadas da colina tivessem sido esculpidas para habitação. A composição geométrica da casa responde a uma fragmentação de prismas que se unem e se separam para moldar seus espaços internos. Eles se unem para criar amplitude e se dispersam para se recolher em solidão.
Cada um dos volumes nega as vistas da rua, criando assim o gesto volumétrico através do qual a casa começa a ser descoberta. Em direção à colina, a casa abre suas janelas e expande seus espaços para homenagear a beleza das montanhas. Ao cruzar as vielas de acesso entre os grandes blocos que nos comprimem e nos guiam para dentro, ocorre uma transição onde há uma expansão brutal em direção ao generoso jardim e à vista das montanhas.
O extenso jardim é cercado pelas áreas de descanso: quatro quartos e a sala de estar. Os fragmentos restantes se desprendem do jardim para apropriar-se dos espaços residuais, criando novos pátios e vistas escalonadas que permitem a entrada de luz natural à tarde.
A construção da casa utiliza um sistema de painéis de poliestireno expandido, através do qual o concreto é tingido com tons que remetem à cor da montanha.