Ano:
2023
Descrição enviada pela equipe de projeto. MO.CA é uma casa móvel fabricada com madeira laminada de quilômetro zero, e projetada no programa Master in Advanced Ecological Buildings & Biocities (MAEBB) que é desenvolvido no campus Valldaura Labs do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC). Ao longo da história, as pessoas têm exercido seu direito humano fundamental à liberdade combinando autossuficiência com mobilidade, desde tribos migratórias até exploradores interestelares. Nas últimas décadas, a busca pela autossuficiência tem sido impulsionada pelo reconhecimento das mudanças climáticas globais e a necessidade associada de inovação em habitações resilientes que não dependam de combustíveis fósseis. Mais recentemente, o aumento das oportunidades de trabalho à distância, facilitadas pelas tecnologias de comunicação e impulsionadas após a era COVID-19, renovou o interesse geral pela liberdade de movimento.
Neste contexto, a equipe do Master in Advanced Ecological Buildings & Biocities (MAEBB) 2022-2023 do IAAC foi encarregada de projetar e construir rapidamente um protótipo de casa móvel com capacidade para duas pessoas que seria construído inteiramente com madeira de quilômetro zero, coletada de forma sustentável nos terrenos das instalações do Valldaura Labs no Parque Natural de Collserola e, em seguida, totalmente processada no local. Esta construção também deveria permitir outras funções em seu espaço central, como lugares para concertos, eventos, biblioteca ou local de encontro, de modo que, dependendo do contexto, pudesse abarcar múltiplas funções.
A “Caixa de Ferramentas de Atividades” proporciona superfícies e elementos construtivos que ajudam a ativar o espaço central. É neste lado que há uma porta de entrada a qual serve como acesso principal quando a fachada está fechada ou não. As paredes são feitas com painéis de madeira laminada com pinos de 4 cm de espessura, o que reduz a necessidade de adesivos tóxicos convencionais e mantém o potencial de reutilização circular. A fachada operacional da casa móvel consiste em duas camadas complementares – um conjunto de portas de vidro e um revestimento de tecido – que juntas permitem ajustar o grau de fechamento do espaço central, adaptando-se às condições meteorológicas, hora do dia e atividade em desenvolvimento no seu interior.
As portas de vidro (quatro de cada lado) podem estar abertas, semiabertas ou fechadas. Quando estão fechadas, o espaço central é protegido do ambiente externo. Quando estão abertas, a fronteira entre o interior e o exterior se dissolve. A camada exterior é projetada com treliças leves de madeira cobertas com um tecido de algodão resistente à água, fixado com cordas. Nas laterais mais longas da habitação, essas fachadas deslizam e se dobram através do funcionamento mecânico de polias.
A casa móvel obtém toda a sua energia do sol e está equipada para aguentar 24 horas de uso sem necessidade de recarga. O consumo de energia se deve principalmente às atividades realizadas no interior e alguns eletrodomésticos básicos. Alinhado com o revestimento de tecido leve disposto no telhado, um conjunto de 3 painéis solares leves e flexíveis é conectado a um inversor MultiPlus (que também pode ser conectado a uma rede externa) e a uma bateria de reserva. Tanto o espaço interior quanto o exterior são iluminados com fitas de LED de luz negra, acentuando o revestimento têxtil ao criar um brilho interno. São incluídas duas camas no mezanino (sendo uma delas expansível para duas pessoas). Há ainda um colchão, também expansível, que permite espaço para 2 pessoas. A escada móvel, fixada na borda do estrado, pode ser inclinada para facilitar a acessibilidade.
A cozinha está equipada com uma pia, um fogareiro e gavetas sob o balcão. Há também uma geladeira e espaços para pendurar utensílios. Na parede da cozinha, há indicadores do nível da bateria e do nível de água do tanque. O banheiro inclui um vaso sanitário seco e uma área de banho. O sistema de vaso sanitário não requer água, eliminando todas as águas negras produzidas, exceto as da cozinha ou limpeza. Isso evita o incômodo de eliminar ou tratar essas águas. A água do chuveiro é coletada em uma bacia de captação e armazenada no tanque de águas cinzas. Em seguida, é filtrada e bombeada para o tanque de água reciclada e reintroduzida no sistema. A água é tratada por um sistema de filtragem de três estágios, seguido por um filtro UV. As torneiras permitem aos habitantes alternar entre o tanque de água doce ou o tanque de água reciclada, dependendo do uso previsto.
A outra “Caixa de Ferramentas” abriga um armário para guardar os móveis sob medida. Estes móveis, quando em uso, ativam o espaço para abrigar diversas atividades, como um escritório, oficinas, exposições ou concertos. Os móveis são projetados para serem dobrados e ocupar o mínimo espaço possível. O design é uma combinação de madeira e tecido que permite uma montagem leve. O conjunto integrado inclui uma mesa, 6 banquetas, 2 espreguiçadeiras e 6 kits-Fab. Alças de tecido são usadas para prender os móveis quando a casa está em movimento. As portas do armário são feitas de madeira e tecido. Essas portas também são leves e seguem um estilo semelhante ao do restante do mobiliário, sendo o tecido um elemento comum. Os kits, armazenados atrás da escada do mezanino e na porta de entrada, incluem um kit de primeiros socorros, um extintor e um espaço para livros, calçados, roupas sujas e outros objetos. Abaixo, podem ser guardadas as 3 escadas de acesso quando não estão em uso.