- Área:
323 m²
Ano:
2023
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Nichi é desenhada como um projeto lúdico e experimental com foco na infância. Localizada ao sul de Buenos Aires, Argentina, esta casa de 320 m2 apresenta elementos como um escorregador e uma parede de escalada, convidando seus habitantes a um mundo de jogos e exploração.
A obra se destaca em seu ambiente por sua volumetria simples e diversidade de espaços resultantes. Uma fachada contínua desenha uma silhueta pura que direciona a atenção para seus vazios, planos inclinados e perfurações, gerando volumes pouco convencionais. Ao norte, uma extensa piscina de 20 metros de comprimento interage com o interior, refletindo a luz do sol e distribuindo reflexos suaves ao longo do dia.
No térreo, um amplo espaço central integra as áreas de estar, jantar e cozinha, promovendo a participação de toda a família nas atividades cotidianas. Foi projetada uma ampla “cozinha social” onde a mesa de jantar está continuamente conectada à ilha da cozinha, fundindo ambas as atividades. Neste espaço, os pequenos têm seu próprio espaço para cozinhar, com água corrente, utensílios e elementos de cozimento seguro que promovem sua independência. Foi projetado um móvel de 12 metros de comprimento para atender às diversas necessidades desta ampla área. Ele funciona como um hall, oferece espaço de armazenamento, serve como superfície auxiliar na cozinha e esconde os equipamentos de ar-condicionado. Além disso, esconde duas portas de acesso ao setor de serviços.
Uma escada, acompanhada por um escorregador, leva ao andar superior, onde há uma área de jogos com planos inclinados de madeira que formam uma parede de escalada. Ao mesmo tempo, uma pequena escada branca e uma ponte conectam este espaço a uma sala de música no mezanino e um banheiro completo. A partir desses ambientes lúdicos, são acessados os quartos infantis, que compartilham um banheiro projetado sob medida com instalações preparadas para modificações futuras.
O desenho da Casa Nichi considera a orientação do terreno e incorpora estratégias passivas que aproveitam os recursos naturais para maximizar o conforto, incluindo telhados projetados de acordo com a radiação solar, isolamentos térmicos e ventilações seletivas. Além disso, um amplo terraço no andar superior apresenta uma horta com uma pequena estufa, que oferece vistas do pôr do sol no horizonte.
A piscina, destinada à natação, possui dois sistemas de climatização que garantem seu uso durante todo o ano com um consumo mínimo: uma caldeira independente com piso radiante e um sistema de bomba de calor. Além disso, painéis solares no telhado abastecem 80% do consumo diário da casa, enquanto a iluminação e as cortinas, com automação residencial, permitem configurar diferentes cenas e serem programadas para um uso eficiente de energia.
A Casa Nichi desafia os paradigmas estabelecidos, transformando uma casa familiar em um espaço de exploração, diversão e aprendizado contínuo. Seu desenho singular incentiva seus habitantes a se conectarem com o cotidiano desde uma perspectiva experimental, enfatizando valores como empatia e autoconfiança.