- Área:
222 m²
Ano:
2024
Fabricantes: ByCocoon, ICONICO, Keller
Descrição enviada pela equipe de projeto. A propriedade está localizada no ambiente privilegiado de Cala Carbó, no sudoeste da ilha de Ibiza. Apesar de não estar em um terreno em frente ao mar, graças à sua localização no limite de um espaço semiurbano, e à topografia da região, a casa desfruta de vistas magníficas para o mar, para o pôr do sol e para a mágica ilha de Es Vedrà.
A casa ocupa o último terreno vago da região. Como é lógico, as propriedades vizinhas desejam desfrutar de vistas o mais desobstruídas possível, o que se traduz em diretrizes bastante severas como ponto de partida do projeto. Em um perfeito exercício de adaptação, esse condicionante é empregado em benefício do projeto, que resulta em dois volumes prismáticos, limpos, os quais conferem solidez e articulam o programa, típico de uma residência mediterrânea voltada para o veraneio, com espaços diáfanos e grandes vãos.
O primeiro destes volumes é posicionado longitudinalmente ao longo do terreno, no térreo, na direção leste-oeste. Aqui está localizado o acesso e um grande espaço que unifica estar-jantar-cozinha e se abre completamente para o mar e para as vistas. O programa neste nível é complementado com áreas de serviço e um dos quartos, com banheiro privativo.
No primeiro andar, pelo contrário, o prisma é orientado na direção oposta, norte-sul, transversal ao terreno. Aqui estão localizados mais dois quartos, também com banheiro próprio. Este volume cria uma grande projeção no lado sul em relação ao térreo, o que proporciona uma marquise para o terraço junto à piscina ao mesmo tempo que confere maior riqueza e solidez ao conjunto.
A dicotomia geométrica de ambos os volumes também se manifesta nos materiais escolhidos: pedra no térreo e concreto no primeiro andar. Ambos contribuem para reforçar as linhas e a geometria do projeto. O concreto é, indiscutivelmente, o protagonista do projeto. Além disso, foi moldado de forma tradicional, com tábuas de madeira, o que proporciona uma riqueza de nuances dificilmente igualável por outros materiais. O volume do primeiro andar é, portanto, uma “caixa” de concreto que parece flutuar sobre a pedra.
O concreto como material principal adiciona complexidade ao projeto, pois não admite erros. Para sua execução foi necessária a estreita colaboração entre cliente, construtor e técnicos. Todos os detalhes foram definidos milimetricamente por exigência expressa do cliente, que se envolveu ativamente tanto no projeto como na supervisão da obra.