Descrição enviada pela equipe de projeto. No desafio causado pelo aumento dos preços de terrenos, o Split Garden é um estudo de como um projeto em vários níveis pode evoluir, criando zonas distintas dentro de um complexo de vários inquilinos ao mesmo tempo em que incorpora a natureza no ambiente construído em uma implantação relativamente compacta. A iteração do projeto reflete a busca da RAD+ar por significado e evolução na otimização da circulação.
O projeto incorpora elementos como telhados, fachadas, paredes, estruturas em balanço diagonal e elementos de mobiliário, todos em um design contemporâneo que se mescla com os arredores tropicais da área comercial. Elementos de integração como luz natural, vegetação, vistas da natureza, materiais naturais e outras experiências sensoriais são incorporados no edifício. O projeto foi orientado de norte a sul para preservar a vegetação existente no jardim posterior. Esta abordagem visava expandir a experiência espacial criando um túnel de vento que conecta as duas árvores gigantes em ambas as extremidades. No entanto, essa situação apresentou um desafio na otimização dos espaços comerciais de vários níveis sem sacrificar a vegetação.
Para enfrentar esse desafio, os elementos estruturais foram integrados ao planejamento espacial do projeto. Isso permitiu uma transição perfeita do jardim frontal, criando diagonalmente uma conexão em loop para três inquilinos: restaurantes no térreo, um bar no mezanino e uma cervejaria entre os espaços estendidos até a cobertura. Esta integração de diferentes experiências espaciais e personagens garantiu um projeto coeso.
Além disso, os jardins foram inseridos entre os espaços para garantir conexões suaves e sem interrupções entre diferentes materiais e componentes. Isso não apenas criou um projeto visualmente agradável, mas também aprimorou a experiência geral do usuário. O objetivo foi otimizar o design estrutural e minimizar o uso de materiais e o consumo de energia. Isso foi alcançado considerando cuidadosamente a capacidade dos elementos estruturais, utilizando técnicas de construção eficientes. Além disso, foram escolhidos materiais de acabamento sustentáveis, levando em consideração seu impacto ambiental e atributos.
Ao visar a integração ideal e considerar a sustentabilidade, o projeto alcançou um equilíbrio entre funcionalidade, estética e responsabilidade ambiental. A integração ideal implementada no design refere-se a uma abordagem cuidadosa e ponderada que visa mesclar de forma harmoniosa diferentes elementos e componentes dentro de uma edificação. Essa abordagem cria uma relação harmoniosa entre vários aspectos, como funcionalidade, estética, contexto, sustentabilidade e experiência do usuário. O objetivo é alcançar um design coeso e equilibrado onde todos os elementos trabalham juntos para melhorar a qualidade geral e a eficácia do espaço.
Este projeto é uma das muitas iterações da RAD+ar que mostram seu compromisso em descentralizar a sustentabilidade entre os projetos comerciais que podem inspirar muitos investidores em países em desenvolvimento, como a Indonésia. Promover a sustentabilidade educando os ocupantes e usuários dos edifícios sobre as características e práticas sustentáveis incorporadas no projeto pode incentivar comportamentos responsáveis e um compromisso com um estilo de vida sustentável.