Descrição enviada pela equipe de projeto. O SANJAY PURI ARCHITECTS apresenta o Centro Comunitário da Vila Nokha, localizado na região desértica de Nokha em Rajasthan, Índia. O volume curvilíneo contorna o terreno para criar um pátio aberto voltado para o norte.
O objetivo dos clientes era criar um memorial para o pai deles, Padmaramji Kularia. Nokha é um distrito indiano em Rajasthan que engloba 144 pequenas vilas. Estudos de vizinhança e das instalações atuais nas escolas alimentaram a necessidade de criar um centro comunitário para todas as faixas etárias.
O volume principal em espiral de 835 metros quadrados se torna um jardim inclinado com dois declives variados, permitindo ser utilizado para recreação e reuniões, e oferecendo vistas da paisagem desértica circundante desde o terraço.
Abaixo do jardim, no lado leste, há um pequeno museu com uma biblioteca digital infantil. O lado sul é envolvido em um monte coberto de grama para mitigar o ganho de calor em resposta ao clima desértico, onde as temperaturas de 35 a 40°C são comuns durante 8 meses por ano. O volume forma um pátio aberto com um anfiteatro para fornecer um espaço para performances musicais, palestras e interação social.
A biblioteca oval é revestida com telas de arenito natural derivadas da arquitetura tradicional em Rajasthan, com a pedra sendo obtida da área circundante imediata. Essas telas reduzem o ganho de calor e criam diferentes padrões de sombra ao longo do dia. A biblioteca atende todas as escolas da região, a maioria das quais não tem bibliotecas próprias. O museu é iluminado indiretamente por recuos esculpidos dentro dos montes do jardim. Para facilitar a acomodação de grandes reuniões, um bloco linear com cafeteria, banheiros, depósitos e estacionamento flanqueia a entrada no lado norte.
Os jardins do telhado, as telas de pedra, o pátio voltado para o norte e o monte gramado ao sul reduzem coletivamente o ganho de calor, tornando os espaços energeticamente eficientes. A captação de água da chuva e sua reciclagem tornam a edificação e sua construção sustentáveis, utilizando artesãos locais e e materiais disponíveis na região.
Um volume com uma área construída de apenas 810 metros quadrados gera um telhado jardim de 810 metros quadrados e um auditório aberto de 2.500 metros quadrados e, além dos espaços fechados, gera espaço útil que é quatro vezes maior do que o espaço construído.