Descrição enviada pela equipe de projeto. O centro, projetado especificamente para servir como sede permanente para o Fórum Zhongguancun (Fórum ZGC), abrange uma área total de aproximadamente 65.000 metros quadrados e possui um telhado verde de 17.000 metros quadrados.
O Fórum ZGC é uma conferência internacional focada em inovação e tecnologia realizada anualmente na região de Zhongguancun, em Pequim. Esta área combina natureza e história com modernidade e avanços tecnológicos. Está perto de marcos históricos como a Montanha Yuquan, o Palácio de Verão e o Jardim Yuanmingyuan, ao lado de universidades de prestígio como a Universidade de Pequim e a Universidade Tsinghua. Conhecido como o Vale do Silício da China, Zhongguancun é um importante polo tecnológico que abriga inúmeras empresas de alta tecnologia, startups e instituições de pesquisa.
Desde sua criação em 2007, o Fórum ZGC adotou “Inovação e Desenvolvimento” como seu tema central, atraindo cientistas, empreendedores e talentos emergentes nacionais e internacionais para compartilhar e discutir ideias inovadoras em uma variedade de tópicos. Ao longo dos anos, evoluiu para uma plataforma global líder para o futuro da inovação de alta tecnologia, troca e cooperação.
O Centro Internacional de Inovação ZGC, projetado por Ma Yansong / MAD Architects, promove uma conexão profunda entre a humanidade, a cidade e o meio ambiente. Ele se integra à paisagem urbana com um parque acessível com cobertura verde, composto por árvores, jardins, caminhos e características arquitetônicas que se estendem pelos jardins e colinas circundantes, fazendo com que ele desapareça completamente quando visto das montanhas ao redor.
Sua forma biomórfica de trevo apresenta uma cobertura em balanço caracterizada por elementos suaves e fluidos. A forma flutua acima, proporcionando sombra, abrigo e um espaço para interação social, aprimorando a conexão entre as pessoas e a arquitetura.
A fachada transparente do edifício, caracterizada por sua leveza e fluidez, segue as curvas orgânicas da forma escultural do volume. O sistema de estrutura oculta e os grandes painéis de vidro incentivam uma transição fluida entre os ambientes internos e externos, criando uma integração perfeita com o entorno.
A MAD projetou um interior simples com linhas limpas a fim de criar um ambiente aberto e arejado para a troca de ideias inovadoras. O Centro Internacional de Inovação ZGC apresenta duas grandes claraboias de membrana ETFE, permitindo que a luz natural inunde o local e aprimore a experiência do usuário com espaço e luz. A simplicidade do interior visa criar espaços amigáveis que incentivem a interação social e promovam o engajamento. O design de iluminação integrado inclui luzes de temperatura ajustável que se movem ao longo das curvas do volume e convergem na escultura central, criando um ambiente futurista único caracterizado pelo uso de tecnologias avançadas e um senso de inovação.
O espaço funcional é disposto em ziguezague, com salão de banquetes e sala multiuso no primeiro nível sendo o espaço principal para eventos; e uma série de salas de reuniões menores e lounges VIP no subsolo para atender às necessidades de reuniões de diferentes escalas e privacidade.
A cobertura do edifício é composta por 2.769 painéis de alumínio hexagonais revestidos de dupla curvatura. Esses painéis, dispostos em padrões variados de densidade, cobrem a estrutura e facilitam a coleta de água da chuva. À noite, as luzes ocultas dentro das venezianas da cobertura são sincronizadas com as linhas da cobertura. Elas criam uma sensação de movimento, ecoando o tráfego interminável nas ruas da cidade, misturando-se ainda mais à paisagem urbana. O telhado verde serve como uma extensão dos jardins e colinas próximas, criando uma paisagem verde tranquila dentro da cidade.
O sistema de ventilação do Centro Internacional de Inovação ZGC é oculto sob as “veias” de concreto do teto e do telhado verde, conferindo ao edifício uma aparência limpa e simples. O uso de solos leves e vegetação de baixa manutenção no telhado reduz os custos operacionais do paisagismo, atendendo aos requisitos de carga do telhado, aparência da paisagem e mantendo a qualidade. O centro ainda emprega fontes de energia renovável, como sistemas fotovoltaicos solares e bombas de calor de fonte terrestre. Ele também utiliza equipamentos eletromecânicos de eficiência energética secundária para criar uma sala de conferências de energia zero, reduzindo as emissões de carbono em mais de 50% em comparação com os prédios públicos circundantes.
O projeto da MAD respeita o limite de altura de 12 metros, com o volume se espalhando suavemente de norte a sul e se misturando ao ambiente circundante. O projeto em forma de “trevo” inclui uma variedade de espaços públicos conectados à natureza. O telhado suspenso e as áreas externas oferecem espaços públicos urbanos de acesso e uso livre. Uma árvore histórica foi preservada no lado nordeste do terreno e foi integrada a um pátio escavado, proporcionando um espaço tranquilo dentro da cidade movimentada. O paisagismo garante que as salas de conferências e os espaços públicos subterrâneos sejam preenchidos com luz natural, fazendo com que pareçam espaços acima do solo.