Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Inovação Jurídico está localizado no centro histórico da cidade de Bragança. Este edifício foi inúmeras vezes alvo de intervenções ao longo dos anos, para se adaptar às diferentes funções exigidas. Algumas dessas intervenções descaracterizaram zonas importantes do edifício e necessitaram de recuperação.
Tendo em conta o programa exigido para o Centro de Inovação Jurídico, optou-se por valorizar as caraterísticas arquitetônicas relevantes. Sendo este edifício parte integrante do aglomerado urbano do centro histórico de Bragança, foi proposta a manutenção do volume do edifício existente, mantendo a fachada principal, as paredes perimetrais, reconstruindo a cobertura com uma estrutura de madeira, o teto da sala principal, o arranque das escadas em pedra, a fachada posterior, os postigos laterais e os detalhes das carpintarias existentes. O conceito do projeto teve como princípio dar continuidade à monumentalidade do arranque da escada existente em pedra.
Decidiu-se dar uma nova vida à escada, não com o propósito redutor inicial para o qual foi criada – provocar um impacto de monumentalidade a quem entrava no edifício com um carácter unicamente cénico – mas estender essa monumentalidade a todo o edifício, definindo um percurso, que ao mesmo tempo cria/ distribui o programa pretendido para a nova função do edifício, e fazer com que esse programa fique mais interligado pela comunicação visual e contínua que o percurso permite.