Grandes Obras

Chuvas avançam pelo Estado e Porto Alegre voltará a ter tempo instável

Chuvas avançam pelo Estado e Porto Alegre voltará a ter tempo instável



Nesta terça-feira (18), um fluxo de umidade vindo do Norte do Brasil, aliado à uma frente fria sobre o oceano voltou a “espalhar” a chuva por todo o Rio Grande do Sul. Até então concentrada na Metade Norte, a instabilidade agora segue avançando para os Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre, Centro, Costa Doce e demais regiões que haviam tido uma leve trégua. Por outro lado, a notícia positiva é que o tempo seco ou com baixa precipitação registrado nesses pontos fez com que as projeções de cheias nos corpos hídricos gaúchos fossem diminuídas.

“As previsões meteorológicas indicavam grandes volumes de chuva durante este inicio de semana, o que não se concretizou. Como esses novos eventos foram mais fracos e se sucederam pelo tempo seco entre a tarde e a manhã desta terça, é possível dizer que o pior já passou em relação às cheias”, afirma o professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Fernando Fan.

De acordo com o boletim da Sala de Situação do governo estadual, os principais rios gaúchos estão oscilando entre níveis de normalidade e inundação, com variações pontuais influenciadas pelas precipitações. “Na bacia do Guaíba, os rios Taquari, Caí e Sinos atingiram cotas de inundação, com os dois primeiros em declínio após alcançarem o pico, enquanto os rios Jacuí, Gravataí e Guaíba estão em elevação, chegando a níveis de alerta e atenção”, informa o relatório.

Conforme explica Fan, as novas inundações se deram devido aos altos volumes de chuvas do final de semana. “A bacia do Taquari, que foi a maior afetada, responde muito rápido aos eventos de instabilidade e com aquela chuva que acometeu a região, não conseguiu escoar a tempo. Porém, é importante ressaltar novamente que, como espera-se volumes esparsos no restante desta semana e já houve uma certa baixa, o nível do pico não será atingido novamente.

Ao longo desta quarta (19), todas as regiões do Estado podem receber precipitação e ventos pontualmente fortes, além de quedas de granizo e raios. Os acumulados, contudo, não serão tão elevados, variando entre 30 e 50 mm/dia, podendo passar pontualmente dos 80 mm/dia. Essa instabilidade atingirá com maior intensidade a Metade Sul e a Região central. Na Capital, espera-se volumes moderados, com trovoadas a qualquer momento.

Apesar da instabilidade, a quarta-feira terá momentos de melhoria em alguns locais, com aberturas de sol no decorrer do dia e relativo abafamento para esta época do ano, que costuma ser a mais fria na climatologia anual. Na quinta (20), pontos principalmente da Metade Norte ainda podem ter chuva, mas não o dia inteiro e o tempo seguirá esquentando. 



Fonte: Jornal do Comércio

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *