O prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), segue caminhando de forma tranquila rumo à reeleição em outubro deste ano. Segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (5) pelo Datafolha, Campos aparece com 74% das intenções de voto na corrida municipal e seria reeleito no primeiro turno se a votação fosse hoje.
Em relação ao último levantamento do instituto, em agosto, o prefeito oscilou negativamente 2 pontos percentuais (tinha 76%), dentro da margem de erro.
Em segundo lugar, bem distante de João Campos, aparece o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL), com 9% das intenções de voto. Ele oscilou 3 pontos percentuais para cima (tinha 6%), também dentro da margem de erro.
Continua depois da publicidade
O ex-deputado federal Daniel Coelho (PSD) marca 5% da preferência do eleitorado da capital pernambucana, enquanto a deputada estadual Dani Portela (PSOL) tem 4%. Ambos se mantiveram estáveis em relação à pesquisa anterior.
Machado, Coelho e Dani estão tecnicamente empatados.
Veja os números:
Continua depois da publicidade
João Campos (PSB): 74%
Gilson Machado (PL): 9%
Daniel Coelho (PSD): 5%
Dani Portela (PSOL): 4%
Ludmila (UP): 1%
Tecio Teles (Novo): 0%
Simone Fontana (PSTU): 0%
Victor Assis (PCO): 0%
Em branco/nulo/nenhum: 4%
Não sabem: 2% (era 2% tanto em julho quanto em agosto).
Rejeição
De acordo com os números do Datafolha, o candidato mais rejeitado pelos eleitores do Recife é Gilson Machado, com 39%.
Em seguida, aparecem Ludmila (UP), com 35%; Daniel Coelho (PSD), com 32%; Tecio Teles (Novo), com 29%; Victor Assis (PCO), com 28%; Simone Fontana (PSTU), com 27%; e Dani Portela (PSOL), com 26%.
Continua depois da publicidade
A rejeição ao prefeito ao João Campos é de apenas 8%, segundo a pesquisa do Datafolha.
Aprovação do governo municipal
A aprovação do governo de João Campos alcançou 73% no Recife, de acordo com o levantamento. Em relação à pesquisa anterior, a gestão municipal subiu 3 pontos percentuais (era bem avaliada por 70% dos eleitores em agosto).
Apenas 4% dos entrevistados consideram o governo municipal ruim ou péssimo (mesmo índice da última pesquisa). Um por cento dos eleitores não souberam responder.
Continua depois da publicidade
A pesquisa
O Datafolha ouviu 910 eleitores na cidade do Recife entre os dias 3 e 4 de setembro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e registrado na Justiça Eleitoral sob o número PE-05223/2024.