Grandes Obras

Conheça a história do Laboratório Sabin, que fatura mais de R$ 800 mi

Conheça a história do Laboratório Sabin, que fatura mais de R$ 800 mi


A história de Sandra Costa e Janete Vaz, fundadoras do Laboratório Sabin, é um exemplo de como os caminhos podem se cruzar e se transformar em histórias de superação, representatividade, parceria e empoderamento. 

 O Laboratório Sabin nasceu do sonho delas de poder oferecer serviços de saúde de qualidade em Brasília.  O que elas talvez não imaginassem é que, décadas depois, a empresa se tornaria um gigante no setor, com faturamento superior a R$ 800 milhões anuais. 

O objetivo deste artigo é trazer um resumo da história dessa empresa e dos desafios que a Sandra e a Janete precisaram enfrentar. 

Laboratório Sabin 

O Laboratório Sabin, fundado em 1984 em Brasília por Janete Vaz e Sandra Costa, é hoje uma das maiores redes de laboratórios de análises clínicas e diagnóstico do Brasil. Ele oferece serviços de análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo.

Ao longo dos anos, o Sabin expandiu e passou a ter atuação em outras regiões do país, incluindo vários estados. Há mais de 350 unidades ativas e cerca de 7.000 colaboradores. 

A marca, que investe em pesquisas técnico-científicas e inovação, recebeu em 2024 mais uma vez o prêmio PNCQ por controle de qualidade. Outros prêmios que também fazem parte da história da empresa são: 

  • Melhores Empresas para o Brasil 2024, 
  • Melhores Empresas para trabalhar no Centro-Oeste 2024; 
  • 1° lugar no Prêmio Ser Humano Brasília 2023; 
  • A Melhor Empresa do Ano em 2020 pelo Guia Exame da Diversidade.

Sandra Costa e Janete Vaz: como tudo começou?

As duas são bioquímicas e se conheceram na década de 70. Sandra é mineira, já Janete vem de Goiânia, mas ainda recém-formadas elas se mudaram para Brasília e se conheceram quando começaram a trabalhar num pequeno laboratório da região. 

Janete sempre quis empreender, comentou diversas vezes com a Sandra do sonho e vontade de ter o próprio laboratório. Ela convidava a amiga para juntas colocarem em prática esse desejo.

Alguns anos se passaram e Sandra finalmente procurou a amiga e perguntou se ainda estava de pé a proposta de começar o negócio próprio. Nascia naquela ocasião, em 1984, há 34 anos, a parceria e sociedade que daria origem ao Laboratório Sabin. 

“A gente começa a olhar todo o negócio. Eu observava todos os lados, a concorrência, a proposta do convênio, o atendimento ao cliente. Quatro anos olhando o mercado, como desenvolver novas metodologias. As inovações que aconteciam ali nós já fazíamos. O medo que eu tinha era financeiro. Se eu errar, meu pai não vai me deixar passar vergonha. A gente ouvia muito naquela época que ‘fulano’ faliu, o outro também. Mas meu pai não deixaria eu passar vergonha”.

Janete Costa

História Laboratório Sabin 

Em 1984, os laboratórios eram dominados por pessoas de perfis parecidos: médicos, homens e professores de faculdades de saúde com forte influência no meio. A Sandra e a Janete já começaram tendo que lidar com o desafio de vencer a falta de credibilidade por não fazerem parte do “padrão comum”. 

Elas precisaram fazer tudo do zero e buscaram oportunidades para oferecer diferenciais que os seus concorrentes não tinham. Entre eles: horário de atendimento à tarde — quando os tradicionais ofereciam seus serviços de coleta apenas pela manhã. 

O Sabin também foi um dos pioneiros na implementação de sistemas informatizados, permitindo assim a divulgação dos resultados pela internet.

Capacitação é a chave 

Após começar o negócio, a Janete e Sandra perceberam que precisavam se qualificar e entender mais de gestão. Elas tinham o conhecimento técnico e precisavam desenvolver outras habilidades complementares. 

No início, elas foram criando os próprios processos e a gestão da empresa muito na base da intuição. Posteriormente, as duas empresárias buscaram cursos e MBAs na área de gestão empresarial. 

Em 2005, elas firmaram uma parceria com a Fundação Dom Cabral com o intuito de receber a expertise da universidade para a profissionalização da companhia. 

“A área de saúde estava começando a olhar para essa área de gestão. Fomos estruturando tudo o que fazíamos na informalidade e trazendo para a formalidade. Você não precisa achar que sabe tudo ou que sua equipe entenda de tudo, mas você pode começar a procurar o conhecimento de fora”.

Sandra Costa

Confira uma breve linha do tempo da empresa

  • 1984: O Sabin foi fundado em Brasília com apenas quatro colaboradores.
  • 1990: O Sabin participou do Programa de Excelência para Laboratórios Médicos (PELM). Além disso, já contava com 3 unidades. 
  • 1999-200: Implantação da certificação ISO 900 que atesta o processo de gestão da qualidade.Além disso, já contava com 9 unidades. 
  • 2003-2024: A empresa passou a se adequar a SA 8000, norma internacional que avalia a responsabilidade social. Também recebeu o Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos (PALC).
  • 2005: Criação do Instituto Sabin, uma entidade sem fins lucrativos para ações de responsabilidade social. A empresa também atingiu o marco de 28 unidades. 
  • 2008: Automação laboratorial com a introdução do LabCell e  início da oferta de serviços de imunização. 
  • 2010-2012: Sabin implantou a certificação ISO 14001, norma que estabelece padrões para um sistema de gestão ambiental efetivo. Esse período também é marcado pelo forte processo de expansão pelo Brasil chegando a 62 unidades. 
  • 2013: Início do Processo de Governança Corporativa. 
  • 2015: Início do serviço de atendimento em diagnóstico por imagem e do serviço de Check-up executivo. 
  • 2016: Sabin passou a ter presença nas cinco regiões do Brasil com 225 unidades ativas. 
  • 2018-2019: Aquisição de outros laboratórios, Medical e Carlos Chagas. A marca também conquistou a certificação internacional do College of American Pathologists (CAP).
  • 2020-2023 : Lançamento do Skyhub, um hub de inovação, expansão do número de unidades ativas (365) e  implantação de inovações digitais (como agendamento digital e autorização on-line)

Quer saber mais sobre a história da Janete Vaz e da Sandra Costa? 

A história da Janete e da Sandra é contada através de um estudo de caso, “Influenciadoras”, da plataforma meuSucesso. 

O estudo de caso conta com documentário da história de vida delas e da fundação do Laboratório Sabin, vídeos com especialistas e material complementar. 

Os materiais são ideais para quem busca adquirir habilidades de liderança e gestão eficazes para impulsionar o sucesso do seu negócio. Também é abordado aprendizados valiosos sobre como fazer a gestão financeira e lidar com problemas na contabilidade. 

Você ainda não é assinante? Aproveite a oportunidade de ter acesso a maior escola de empreendedorismo fora do padrão do país. Com o meuSucesso, você aprende na prática, aprende com quem entende do assunto e já venceu os desafios que você está enfrentando agora. 

Estudos de casos do meuSucesso 

A plataforma conta com mais de 50 estudos de caso com diversos empreendedores, como Caito Maia, fundador da Chilli Beans, Flávio Augusto, da Wise Up; e Robinson Shiba, da China In Box. 

Todos eles ensinam e contam em aulas e documentários exclusivos como fundaram seus negócios e revelam as experiências pelas quais passaram para fazer o negócio crescer. 

Sugestão de leitura complementar

Esses artigos também podem ser do seu interesse:



Fonte: Meu Sucesso

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *