O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou a passagem por Feira de Santana (BA) nesta segunda-feira (1º) para reforçar pedidos para que a população busque informações oficiais em contraponto à onda de informações falsas propagadas pela extrema-direita.
“Jogando em casa”, em um dos estados onde tem maior popularidade e onde conquistou a grande maioria do eleitorado na disputa com Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022, Lula e a primeira-dama, Janja, destacaram ferramentas como o ComunicaBR, desenvolvido pela Secretaria de Comunicação (Secom) para informar os investimentos do governo em estados e municípios.
“Todos os brasileiros podem saber cada centavo, cada metro de asfalto, cada metro vendido, cada viagem. Ele pode saber tudo. Isso aqui é o governo nu diante da sociedade brasileira. Chegando em casa, faça o teste”, disse Lula. “Escolha uma cidade da Bahia qualquer, entre no ComunicaBR para saber tudo que a gente está fazendo lá.”
No evento, o presidente lembrou que a Lei de Acesso à Informação se tornou realidade durante os governos petistas. Ferramentas como o ComunicaBR são fruto da legislação assinada em 2011 pela presidenta Dilma Rousseff.
“Isso aqui não é uma lei, é um compromisso moral, político e ético. O dinheiro que o governo utiliza é arrecadado pelos impostos de vocês [cidadãos], pelos impostos das empresas. O mínimo que a gente pode fazer é mostrar pra cada mulher, cada homem e cada adolescente, todos os centavos que a gente aplica”, afirmou o presidente.
Acompanhado de ministros, Lula foi à cidade baiana para uma série de anúncios, entre eles a duplicação de um trecho da BR-116 que passa pelo município e a destinação de recursos para conclusão de um anel rodoviário para desafogar o tráfego local.