“Rondinart x Cosentino” é a primeira colaboração entre as duas empresas, e demonstra que o design responsável e artesanal pode ser sofisticado, elegante e aspiracional ao mesmo tempo, elevando materiais do “lixo ao luxo”.
A coleção é composta por três peças de mobiliário – espelho, mesa de jantar e mesa de centro – feitas a partir de fragmentos reutilizados da pedra neutra em carbono Dekton® by Cosentino, e dois espectaculares tampos na cor Château Brown by Silestone®. Os materiais com design Patrícia Coelho foram executados na empresa Belgrani.
É possível combinar luxo, design e sustentabilidade? A Cosentino, líder mundial na produção de superfícies sustentáveis para arquitetura e design, e a empresa de mobiliário premium Rondinart, demonstram com a coleção cápsula “Rondinart x Cosentino” que não só é possível, como é uma tendência necessária e de sucesso. Como explica a designer Patrícia Coelho, fundadora e CEO da Rondinart, “o luxo é a autenticidade dos materiais, das técnicas e do design”. Uma declaração de intenções que sublinha a importância do design ligado à estética, dando prioridade aos materiais verdadeiramente sustentáveis.
Sob esta filosofia de design responsável, mas ao mesmo tempo sofisticado e bonito, nasce “Rondinart x Cosentino”. Trata-se de uma coleção exclusiva composta por três peças de mobiliário feitas a partir de fragmentos da pedra neutra em carbono Dekton® e da superfície mineral híbrida Silestone®. Partindo da ideia de Patrícia Coelho, e através do trabalho realizado pela própria homenageando os mestres artesãos, nasce um imponente espelho alto, que complementa um conjunto de mesa de jantar e uma mesa de centro.
Para a moldura do espelho, e seguindo as suas propostas já existentes, como o espelho “Campana”, a designer utilizou diferentes peças de desperdício de Dekton® no tom Umber, da coleção Kraftizen, que, ao serem moldados e depois colados e sobrepostos, geram um design artesanal cheio de sofisticação. Mas a máxima elegância da coleção pode ser vista na mesa de jantar que combina um tampo na espetacular cor Château Brown da® última coleção da Silestone, “Le Chic Bohème”, com um jogo de peças sobrepostas no pé da mesa em Dekton® Umber, semelhante ao design da moldura do espelho.
Esta mesa imponente, que estará em exposição no showroom de Sèrvant durante os próximos dois meses, conta com uma peça “gémea” como mesa de centro com o mesmo conceito de design e materiais Cosentino. “Utilizar o design como mote para criar pontes entre pessoas e materiais e com eles estabelecer diálogos criativos de onde vimos sair peças com novas personalidades e identidade foi sem dúvida muito enriquecedor”, afirma Patrícia Coelho.
Para apresentar oficialmente “Rondinart x Cosentino” e celebrar o 1º aniversário da inauguração do Cosentino City Lisboa, a Cosentino organizou no dia 14 de Novembro um evento exclusivo no seu espaço na Avenida da Liberdade, em Lisboa. O evento contou a presença da designer Patrícia Coelho e reuniu mais de 60 convidados, incluindo profissionais e representantes da comunidade de arquitetura e design de interiores de Lisboa.
“Estamos muito entusiasmados com o lançamento da coleção cápsula ‘Rondinart x Cosentino’, que exemplifica a união entre luxo, design e sustentabilidade, reforçando o nosso compromisso com soluções inovadoras e de alta qualidade. Este evento celebra a nossa capacidade de antecipar tendências e promover o design responsável, inspirando a comunidade de arquitetura e design de interiores a escolher materiais que combinam beleza, funcionalidade e respeito pelo meio ambiente.” Afirma Luís Toscano, general manager do Cosentino City Lisboa.
Em conclusão, “Rondinart x Cosentino” é uma primeira colaboração com a marca de Patrícia Coelho assente em conceitos comuns a ambas as empresas: design premium, artesanato e sustentabilidade real. Sustentabilidade que, a par do trabalho da própria Patrícia Coelho, nasce de produtos verdadeiramente sustentáveis em si mesmos, como o Dekton®, uma superfície porcelânica ultracompacta neutra em carbono em todo o seu ciclo de vida e na qual todo o seu portfólio de cores incorpora entre 20 e 85% de matérias-primas recicladas; ou SilestoneXM®, categoria a que pertencem as últimas coleções da marca, como “Le Chic Bohème”, e que envolve um processo de produção marcado pela economia circular, a gestão sustentável e uma nova composição em que a sílica ou o quartzo representam menos de 10% do total. Uma coleção, portanto, que constitui uma referência de que o design responsável e artesanal é ao mesmo tempo sofisticado, elegante e aspiracional.
LINKS
Galeria