A nova temporada de “Doctor Who” estrelando Ncuti Gatwa como Doutor estreou no Disney+ no início do mês de maio, e embora a série britânica tenha uma legião de fãs espalhada pelo mundo, ela pode não parecer tão convidativa para aqueles que querem adentrar nesse universo pela primeira vez.
Isso porque esta nova temporada é a 14ª desde o retorno da série em 2005 e a 40ª no geral. Ficou confuso? A gente te explica.
A primeira “era” da série foi exibida entre 1963 e 1989 no canal de televisão britânico BBC, período no qual sete atores diferentes assumiram o papel de Doutor. Em 1996, um filme de “Doctor Who” foi lançado, apresentando um oitavo Doutor, mas não teve muito sucesso.
Até que em 2005 a BBC decidiu retomar a série, dando início a uma segunda era para “Doctor Who” e fazendo com que diversos novos fãs se apaixonassem pela história.
Ncuti Gatwa é o 15º Doutor da série, e sua temporada inaugura uma terceira era — então, além de ser a 40ª no geral e a 14ª desde o retorno do programa, é também a 1ª desta nova era.
“Doctor Who” também traz alguns conceitos que podem parecer confusos para os novatos na história, como o fato de que os atores que interpretam o Doutor mudam, mas o personagem segue o mesmo, e o que exatamente o Doutor é, já que não é um ser humano. Além disso, o que é TARDIS?
A CNN vai explicar alguns dos principais conceitos de “Doctor Who” para aqueles que decidiram começar a acompanhar a série, mas não querem ter que assistir a 40 temporadas antes de entender a trama.
Quem (e o que) é o Doutor?
O Doutor é um alienígena do planeta Gallifrey, terra natal dos Senhores do Tempo, e pertence a raça dos Lordes do Tempo, que possuem o dom de manipular o espaço-tempo, além de grandes habilidades em diferentes áreas do conhecimento.
Ou seja, o Doutor consegue viajar no tempo e espaço, e é isso que movimenta a trama da série, já que o personagem tenta constantemente defender as forças do bem, reparar erros e ajudar pessoas ao longo da história.
Seu nome verdadeiro é uma incógnita, já que ele se recusa a revelar e se apresenta apenas como Doutor.
Atores diferentes?
Ao longo das temporadas de “Doctor Who”, diferentes atores dão vida ao Doutor — até agora, já foram mais de 15 protagonistas diferentes.
Quando a série estreou, em 1963, o ator responsável por apresentar o personagem ao mundo pela primeira vez era William Hartnell. No entanto, o ator ficou doente e precisou ser substituído para que a série continuasse.
Para explicar a mudança, os roteiristas da série deram ao personagem a habilidade de se regenerar toda vez que ele morresse. Desta maneira, ao invés de ficar morto, o Doutor apenas trocaria de corpo.
Gatwa é o primeiro protagonista negro da franquia. A temporada anterior era estrelada pela atriz Jodie Whittaker, a primeira mulher a assumir o papel como Doutora.
Máquina do tempo?
Como todo viajante do tempo, o Doutor também possui sua máquina do tempo: a TARDIS.
A TARDIS é uma espécie de cabine policial britânica do século 20 que permite que o personagem visite diferentes momentos da história. Na teoria, ela deveria ser capaz de se disfarçar de qualquer objeto para não chamar atenção onde pousar, mas a tecnologia que permitia essa camuflagem foi danificada e, por isso, a TARDIS permanece como uma cabine policial britânica independente do local ou época.
Parceiro humano
Outro fato importante sobre a série é que o Doutor não viaja sozinho, tendo sempre um humano como companhia para enfrentar suas aventuras. Nesta temporada, o Doutor de Gatwa tem como parceira Ruby Sunday, interpretada pela atriz Millie Gibson.
Onde assistir?
As temporadas da primeira e segunda eras de “Doctor Who” não estão disponíveis em nenhuma das plataformas de streaming no Brasil.
É possível assistir a primeira temporada da terceira era e aos especiais de 60 anos da série no Disney+.
“Doctor Who”: Ncuti Gatwa diz que foi “essencial” abordar questão racial
Compartilhe: