- Área:
1750 m²
Ano:
2023
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um novo edifício de apartamentos com estacionamento subterrâneo, compactando um bloco atípico para Berlim. Com a crescente escassez de moradias e o aumento dos aluguéis, surge a questão urgente de como desenvolver mais espaço residencial na cidade. Nosso novo edifício de seis andares, construído em aproximadamente 240 metros quadrados de um terreno ajardinado na Fasanenstrasse, em Charlottenburg, criou cerca de 1.100 metros quadrados de novos espaços habitacionais no coração da cidade.
A construção sólida foi adicionada a uma parede corta-fogo já existente. Grandes janelas e varandas abrem o espaço para um terreno ajardinado semelhante a um parque. O revestimento em argamassa verde-acinzentada clara nas fachadas dos andares superiores, junto com os corrimãos e caixilhos de janela em metal verde mica de ferro, além do concreto exposto no térreo, combinam de forma harmoniosa com o verde das árvores ao redor e com o tijolo exposto historicamente na parede corta-fogo do prédio vizinho. Esses elementos, juntamente com as amplas janelas, criam uma atmosfera leve e acolhedora, perceptível nos 15 apartamentos e no amplo apartamento tipo loft com terraço e vista para os telhados. Optamos conscientemente por contrastar o charme bruto das paredes e tetos de concreto estrutural com as divisórias leves e niveladas. As cozinhas equipadas e as portas do chão ao teto parecem integradas ao mobiliário, oferecendo aos moradores muitas opções para organizar seus espaços de vida. Além do novo edifício, o edifício frontal existente foi renovado e adaptado ao esquema de cores do novo prédio, formando um conjunto unificado conectado pela parede corta-fogo.
A Fasanenstraße é uma rua com quase dois quilômetros de extensão, localizada no distrito de Charlottenburg-Wilmersdorf. Desde 1901, recebe esse nome em memória de uma criação de faisões estabelecida pelo Rei Frederico II em 1755, no final da via atual. Um destaque da Fasanenstraße são as vilas e casas geminadas, algumas delas preservadas até hoje, como o Literaturhaus e a Villa Grisebach, que se destacam da típica estrutura de blocos de Berlim. Esse tipo de desenvolvimento, atípico para o centro de Berlim atualmente, também estava presente na propriedade da Fasanenstraße 36 na época. Após a destruição do edifício original por danos de guerra, foi construído aqui, na década de 1980, um bloco de apartamentos pós-moderno que fecha a borda do quarteirão neste ponto, diferentemente da tipologia anterior. Seguindo o plano de uso do solo de 1958/60, ainda em vigor hoje, o terreno ajardinado no centro do quarteirão não foi densificado, sendo apenas construído um estacionamento subterrâneo.
Para atender à crescente demanda por re-densificação na estrutura de blocos de Berlim Ocidental, fomos contratados pelo proprietário para desenvolver a ideia de construir um novo prédio residencial de vários andares no terreno ajardinado. Conseguimos finalmente convencer o escritório de planejamento urbano sobre o projeto. Um dos maiores desafios foi o complicado desenvolvimento do terreno. O edifício frontal existente não tem acesso direto à propriedade, apenas acesso subterrâneo ao estacionamento. Portanto, tivemos que organizar tanto a demolição do antigo estacionamento subterrâneo quanto a logística para toda a construção do novo edifício, tanto acima quanto abaixo do edifício frontal.