Os eleitores gaúchos têm até esta quinta-feira (23) para regularizar ou transferir o título de eleitor e conseguir votar nas eleições municipais deste ano. As eleições acontecem no dia 6 de outubro.
O prazo, em 8 de maio, foi estendido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por conta da tragédia climática que assola o estado. Até o momento, mais de 160 pessoas morreram por conta das chuvas.
Além disso, o TSE também liberou o cadastro de biometria para a emissão do primeiro título.
A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul disponibiliza o número (51) 2312-2015 para atendimentos sobre a situação das zonas eleitorais. O contato pode ser feito pelo WhatsApp.
Atendimentos presenciais estão parados no estado – contudo, é possível fazer os procedimentos pela internet. Veja abaixo:
Como tirar o título?
É possível tirar o título de eleitor online, através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seguindo o passo a passo:
O título pode ser tirado online pelo sistema Autoatendimento Eleitoral – Título Net, presente nos sites do TSE ou dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Você pode acessá-lo clicando aqui.
- Clique em “Título Eleitoral” e, em seguida, “Tire seu título eleitoral”
- Preencha os dados e envie os documentos pedidos
- Revise os dados informados antes de enviar a solicitação e clique em salvar
- Veja o passo a passo para transferir o título de eleitor
- Acesse o portal do TSE ou do Tribunal Regional Eleitoral do seu estado
- Depois, clique no ícone “Serviços eleitorais”, disposto na parte superior do site
- Clique em “Autoatendimento eleitoral”, depois “Título eleitoral”
- Por fim, escolha a opção “Atualize ou corrija seu título eleitoral”
O envio de alguns documentos pode ser pedido pelo sistema, como um documento de identificação oficial com foto e um comprovante de residência digitalizado.
Contudo, caso o cidadão tenha algum débito em aberto, como uma dívida eleitoral, é preciso resolvê-la antes. A CNN também separou um tutorial sobre a transferência do domicílio eleitoral. Você pode acessá-lo clicando aqui.
Eleições adiadas no RS?
Como apurado pela analista da CNN Jussara Soares, a discussão sobre o adiamento das eleições municipais no Rio Grande do Sul por conta da tragédia climática no estado gera dúvidas em membros do Senado e do Congresso.
O presidente do senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), diz que, caso haja necessidade, o Congresso “vai estar aberto a essa decisão”.
O tema não é discutido nas Casas. Caso aconteça, deve ser feito por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).
*Com informações da Agência Brasil
Compartilhe: