Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossa missão começou com uma avaliação estratégica da Escola Clifton Hill. O plano geral resultante identificou a oportunidade de criar um novo campus de ensino para acomodar o crescimento da instituição. Localizado em um terreno de esquina em frente aos Jardins Darling, o novo prédio altamente visível permitiria que a escola pudesse absorver o aumento no número de alunos e enriquecer sua oferta de ensino. Após um envolvimento próximo com a VSBA e a coordenação escolar, surgiu um briefing para criar um campus vertical dinâmico para os alunos do 5º e 6º ano.
Oferecendo espaços de aprendizagem altamente flexíveis e adaptáveis, além de áreas de administração de funcionários, o briefing também permitia a construção de um salão multiuso para eventos comunitários. Com três níveis, o prédio adota uma planta simples, mas rigorosa, que acomoda um grande programa em um terreno restrito. As áreas comuns e de administração estão no nível do solo, enquanto os níveis 1 e 2 contêm espaços de ensino altamente flexíveis com áreas de apoio associadas para atender a uma variedade de estilos de aprendizagem. A circulação é fundamental para a clareza e função do prédio. Em cada nível, as salas se abrem para um corredor comum amplo.
Essas zonas de circulação também acomodam escritórios, armários e espaços informais de apoio. Entre as generosas escadas ao norte e ao sul, as áreas comuns organizam a planta. No terceiro nível, há um espaço de recreação ao ar livre no terraço, com uma pérgola de painéis solares gerando energia. Desde o início, a intenção era criar um prédio com uma forte agenda de sustentabilidade – construído com madeira e projetado de acordo com os padrões Passivhaus, o prédio é o primeiro da VSBA, proporcionando uma edificação de baixo carbono, baixo custo operacional, baixa manutenção.
Expor elementos estruturais, incluindo a madeira, também permitiria que o prédio servisse como uma ferramenta de ensino para os alunos entenderem como ele próprio funciona. A linguagem formal e a resposta de projeto fazem referência ao contexto local e aos prédios escolares originais de 1800, ao mesmo tempo em que simbolizam uma referência lúdica ao livro infantil de Eric Carle, “The Very Hungry Caterpillar”. Alvenaria articulada, uma faixa de tijolos verdes brilhantes e o uso de aberturas circulares “mordidas” fazem referência à lagarta e sua jornada. O uso de tijolos vermelhos texturizados une os prédios escolares originais à pele de uma lagarta, criando um volume contemporâneo com uma sobreposição lúdica, ao mesmo tempo em que fornece conexões visuais claras com ambos os campi existentes.
A paleta de interna de materiais utiliza placas de CLT expostas, que conferem às salas de aula uma sensação suave e acolhedora. Grandes janelas capturando árvores na paisagem ao norte amplificam a sensação de calma e engajamento. O projeto cria um novo prédio alegre e intrigante que dialoga com a herança e a linhagem dos volumes do campus de 1800. Sustentado pela honestidade funcional e ao mesmo tempo trazendo uma sensação contemporânea, trata-se de um projeto voltado para o futuro que respeita de onde vem, enquanto, o mais importante, proporciona aos alunos formas envolventes de aprender e se conectar.