Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no coração da região de Toggenburg, na Suíça, o Município de Bütschwil-Ganterschwil já foi conhecido por sua indústria têxtil. Hoje em dia, suas aldeias rurais, próximas a Wil e St. Gallen, atraem novos moradores. Com o aumento da população, principalmente de famílias com crianças, a demanda por espaços escolares também tem crescido. Em resposta a essa necessidade, uma expansão da Escola Primária de Bütschwil foi concluída em 2021.
Acrescentando uma fachada de madeira clássica à escola já existente, esta nova construção de dois andares fica ligeiramente recuada da Mittendorfstrasse, integrando-se perfeitamente ao complexo. Um dos lados do novo edifício segue a linha da rua, assim como a antiga quadra esportiva. A rota de acesso ao lado sul da escola foi estendida tanto em direção quanto em material, com pavimentação que guia os alunos do espaçoso playground através da rua até o novo pátio do prédio revestido de madeira. Além de encurtar distâncias, essa pavimentação também funciona como um atenuador de tráfego na rua, conectando a nova estrutura à escola existente.
A posição estratégica do edifício e seus quatro volumes levemente projetados criam diferentes espaços ao ar livre: a leste, uma área de recreação protegida da rua; a sudoeste, um pequeno pátio para visitantes, espera e diversão. O tamanho desse espaço foi mantido propositalmente pequeno para realçar a entrada principal através do prédio escolar antigo. Ao noroeste do novo edifício, um amplo estacionamento para funcionários é facilmente acessível de todas as partes da escola.
Visitantes de todas as idades entram no edifício por uma abertura em forma de portão na nova fachada de madeira, localizada no final do caminho que conecta os edifícios. À medida que se aproximam, a forma simples da construção compacta se torna mais evidente. O edifício é revestido em todos os lados por um padrão suave e rítmico de ripas verticais de madeira. Faixas mais finas são usadas para marcar a transição do térreo para o andar superior. A abertura na fachada do térreo leva a um espaço ao ar livre que serve como abrigo contra vento, chuva e sol durante os intervalos, além de ser uma sala de aula luminosa e arejada. Nichos abertos oferecem espaços para observação e recolhimento, assegurando que o momento antes dos alunos entrarem no prédio seja marcado tanto pela reflexão silenciosa quanto pelas conversas e agitação típicas do início do dia escolar.
As crianças atravessam a grande porta de vidro do espaço externo coberto para entrar em um foyer de dois andares. Diante delas, há uma escada aberta com corrimãos cativantes e redutores de ruído, feitos de painéis acústicos perfurados em cor bronze. A escada é circundada por corredores espaçosos que levam aos oito quartos utilizados pelas crianças. Uma claraboia sobre as escadas proporciona luz ambiente ao espaço central. O hall de entrada, com suas duas áreas de vestiário, é finalizado em concreto aparente, com rodapé contínuo e uma mistura de portas de madeira e portas de madeira envidraçada. Estas últimas oferecem vistas para as salas de aula revestidas também em madeira, dispostas nos cantos do edifício em ambos os andares. Essas “câmaras de madeira” parecem se conectar literalmente ao sólido núcleo de concreto do edifício.
O arranjo em leque dos espaços principais, que são funcionalmente neutros, e a consequente divisão do edifício em quatro volumes separados, criam um plano de planta em forma de trevo. As “folhas” em si, ligeiramente deslocadas para fora, proporcionam vistas e entrada de luz em dois lados, além de permitirem ventilação natural transversal, eliminando a necessidade de um sistema de ventilação controlada. As soleiras das janelas, baixas nas grandes aberturas, convidam até mesmo as crianças mais pequenas a observar o ambiente ao redor e também podem ser usadas para atividades de pintura e artesanato. As árvores grandes e maduras foram cuidadosamente incorporadas à nova arquitetura, fornecendo sombra valiosa. As salas de aula são completamente revestidas com pinho suíço, tendo pisos de freixo. A presença predominante da madeira é interrompida apenas pelas janelas, que oferecem vistas tanto para o exterior quanto para o interior do prédio, permitindo que os colegas de classe sejam vistos chegando.
Na transição entre o interior e o exterior, onde o núcleo duro do edifício encontra as suaves e acolhedoras salas de aula, a Escola Primária de Bütschwil oferece uma variedade espacial e uma atmosfera naturalmente tranquila que inspira e incentiva seus jovens alunos.